6° Batalhão de Infantaria Leve realizou o adestramento em técnicas fluviais do Pelotão de Reconhecimento e da Força de Ação Estratégica. O treinamento serviu para padronizar as técnicas, táticas e procedimentos nas operações ribeirinhas, além de possibilitar o desenvolvimento do espírito de corpo das tropas. As atividades ocorreram na represa da Usina Hidrelétrica de Paraibuna (SP), de 10 a 12 de maio, e contaram com o apoio da 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Foram ministradas instruções de tiro diurno e noturno, orientação diurna e noturna, patrulha ribeirinha, posto de bloqueio e controle fluvial, infiltração aquática com a técnica “espinha de peixe”, dentre outras. Os militares aprenderam também sobre as características das principais embarcações do Exército Brasileiro, sendo que grande parte das instruções, como a prática de tiro, foram realizadas com a tropa embarcada.

Fonte: 6° Batalhão de Infantaria Leve

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).