Tripulação do NA “Pará” e alunos da EFOMM

Os alunos em fase de adaptação à Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) 2023, do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), passaram por exercícios de familiarização à navegação e trabalhos marinheiros. Os adaptandos, 96 homens e 20 mulheres, passaram dois dias a bordo do Navio-Auxiliar “Pará”, nos dias 17 e 23 de janeiro, onde realizaram tarefas nos arredores de Belém (PA).

blank
Alunos da EFOMM recebem adestramento de navegação no passadiço

No primeiro dia de atividades, os alunos foram distribuídos em grupos e participaram de adestramentos básicos de navegação, marinharia e segurança com o navio atracado. Os exercícios realizados incluíram controle de avarias, navegação em águas restritas, homem ao mar e fundeio.

No segundo dia, o NA “Pará” desatracou da Base Naval Val-de-Cães e demandou o canal de Mosqueiro, fundeando nas proximidades do Distrito de Icoaraci.

A familiarização permitiu o primeiro contato com a vida de bordo, além de fornecer subsídios para que alunos optem, ao final do primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, entre as habilitações de Máquinas ou Náutica.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui