Três Corações (MG) – Os alunos do Curso de Formação e Graduação de Sargentos visitaram diversas organizações militares para aprenderem mais sobre as Armas de Combate. O objetivo da atividade foi ambientar os alunos dos cursos de Infantaria, Artilharia e Engenharia às atividades que desempenharão como sargentos combatentes do Exército. As visitas foram organizadas pela Escola de Sargentos das Armas, no período de 1º a 5 de agosto.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Curso de Infantaria visitou as instalações do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizada, localizado em Cascavel (PR). Na organização, pioneira da Infantaria Mecanizada do Brasil, os alunos puderam conhecer de perto o emprego da viatura blindada de transporte de pessoal médio sobre rodas – Guarani e o seu poder de dissuasão. Na região de fronteira de Foz do Iguaçu-PR, os alunos realizaram visita institucional à Itaipu Binacional, onde puderam fazer o roteiro panorâmico e tiveram acesso à área industrial, passando pela sala de comando central, interior da barragem, galeria dos geradores e eixo da unidade geradora.

O Curso de Artilharia visitou o Simulador de Apoio de Fogo da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ). O Simulador possui uma infraestrutura capaz de simular, em ambiente virtual, os fogos indiretos e suas respectivas trajetórias balísticas, pontos de impacto e efeitos sobre os alvos. Durante as visitas, os 65 alunos tiveram instruções de Linha de Fogo, Técnica de Tiro e Observação de Tiro.

O Curso de Engenharia visitou o Departamento de Engenharia de Construção, em Brasília (DF), o 2º Batalhão Ferroviário, em Araguari (MG), e a 23ª Companhia de Engenharia de Combate, em Ipameri (GO). Os alunos conheceram a missão e a organização das unidades de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro, e adquiriram conhecimentos sobre atividades de laboratório de solos, topografia, terraplanagem, pavimentações e usina de asfalto. Na 23ª Companhia de Engenharia de Combate, os alunos lançaram a equipagem da Ponte de Suporte Logístico.

As visitas de instrução são parte fundamental da formação, que permitem aos futuros Sargentos das Armas experienciar a teoria e prática da rotina operacional militar.

Fonte: Escola de Sargentos das Armas

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).