Três Corações (MG) – A Seção de Instrução Especial (SIEsp) da Escola de Sargentos das Armas (ESA) realizou, do dia 26 de setembro ao dia 7 de outubro, o segundo turno de instruções especiais aos Alunos do Cursos de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

As instruções ministradas pelos instrutores e monitores, chefiados pelo Instrutor Chefe da SIEsp, Major Roney Canelias Lage, englobaram as oficinas de Posto de Segurança Estático, Operações de Busca e Apreensão, Postos de Bloqueio e Controle de Vias, Viatura Guarani, Progressão em Ambiente Urbano e Tiro de Assalto.

Na instrução de Posto de Segurança Estático, o aluno aprende a  executar uma  operação de ocupação e segurança, visando a impedir a desativação de uma instalação, ponto ou estrutura que, se sabotada, danificada, paralisada ou destruída, comprometerá, de maneira vital, a sobrevivência da população local, como, por exemplo, uma estação de abastecimento de água.

Nas Operações de Busca e Apreensão, o aluno é instruído sobre como investigar um determinado local ou área, aprisionar membros hostis, descobrir e apreender artigos de uso ilegal. Durante a oficina de Postos de Bloqueio e Controle de Vias, os alunos executam o controle e/ou bloqueio do movimento de entrada e saída de uma população em determinada área, restringindo a liberdade de ação das forças adversas.

A Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Médio sobre Rodas – Guarani é uma família de veículos militares blindados de combate, cuja instrução visa a demonstrar e a praticar as técnicas e táticas para emprego desse veículo.

Nas instruções de Progressão em Ambiente Urbano, os futuros sargentos treinam as técnicas de progressão, observação e transposição necessárias para o combate, observando-se as peculiaridades do ambiente operacional das cidades.

No Tiro de Assalto, os alunos executam o tiro de fração, seguindo o conceito de letalidade seletiva, caracterizado pela precisão e reduzido efeito colateral.

Finalizadas as oficinas, os alunos realizaram missões de emprego das técnicas e táticas aprendidas, com a máxima imitação do combate, ocupando ficticiamente, a cidade de São Bento Abade, Minas Gerais.

Na manhã do dia 7 de outubro, os alunos realizaram a formatura de conclusão do segundo turno da Seção de Instrução Especial, na qual o Comandante da Escola de Sargentos das Armas, General de Brigada Reinaldo Salgado Beato, destacou os atributos atitudinais adquiridos e parabenizou os concludentes pela fibra e capacidade demonstradas.

Fonte: Escola de Sargentos das Armas

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).