O alerta feito por militares das Forças Armadas, à Polícia Federal, resultou na apreensão de embarcação com carga ilícita de aproximadamente 30 mil maços de cigarros. A ação ocorreu no contexto da Operação Hórus, que é coordenada pela Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) do Ministério da Justiça e Segurança Pública e conta com a colaboração do Exército.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

As equipes do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado (33º BI Mec) e da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec) notaram a movimentação de embarcação pela rota Paraguai-Brasil, durante guarda no posto de vigilância construída no Rio Paraná, na altura do município de Guaíra, no domingo, 28 de fevereiro.

25f4a963 40b6 44ad 89b0 80435a23b8c9

Os militares acionaram a Polícia Federal por rádio. Porém, os tripulantes fugiram ao perceberem a aproximação dos policiais e abandonaram a embarcação às margens do rio. Duas embarcações da 15ª Bda Inf Mec prestaram apoio logístico e fizeram a escolta do material apreendido até o depósito do Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM) da Polícia Federal. A ocorrência contou com a cooperação de 12 militares.

Com informações e fotos da 15ª Bda Inf Mec

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).