A 2ª edição do Programa de Extensão Cultural da Escola Superior de Guerra (PECESG) teve início no dia 31 de julho. Cerca de 250 participantes prestigiaram a aula inaugural desta iniciativa que visa aproximar a ESG da comunidade e proporcionar uma atualização sobre assuntos de relevância e interesse nacional.

A abertura foi realizada com uma apresentação do Comandante da ESG, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, e contou com a presença do Subcomandante, Major Brigadeiro do Ar Leonidas de Araujo Medeiros Junior, do Assistente Militar do Exército na ESG, General de Brigada Marco Antonio Martin da Silva, e de outros oficiais generais da Escola.

 Em sua explanação, o Comandante ressaltou que o programa “foi criado para aproximar nossas famílias e amigos”. Ele abordou o histórico de criação da ESG, sua importância, estrutura, seus cursos e o campus em Brasília. Também apresentou as principais atividades da Escola: estudo, pesquisa, extensão e difusão do conhecimento.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

“Se a nossa Escola tem valores e pilares sólidos, que fazem com que não se desvie de sua missão, por outro lado tem mostrado agilidade para produzir mudanças e transformações, de forma a atender seu objetivo maior, que é realizar tarefas em benefício do Ministério da Defesa”, destacou o Almirante. “O objetivo final é fazer que todos dividam a admiração e o orgulho que eu tenho pela ESG hoje”.

03a337ce ec45 44f5 a52f 5871c7eacd9b

Ao final da aula, a participante Marlene Freire agradeceu ao Comandante da ESG, entregando um diploma pela realização da palestra.

Fonte: ESG

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).