Gaggio Montano (Itália) – No dia 19 de fevereiro, no distrito de Bombiana, no município de Gaggio Montano, foi realizada uma cerimônia em homenagem aos 78 anos do falecimento do Capitão Capelão Antônio Álvares da Silva – “Frei Orlando”, Patrono do Serviço de Assistência Religiosa do Exército Brasileiro.

A homenagem ao Frei Orlando foi prestada pelo pessoal militar brasileiro em missão na Itália, contando com a presença do Coronel Sérgio Alexandre de Oliveira, Adido do Exército, do CMG Gustavo Pazinato da Cunha, o Adido Naval, do Subtenente Benito Teixeira Gomez Junior, Auxiliar do Adido do Exército, do SO Everton Itaborai Mattos, Auxiliar do Adido de Defesa e Aeronáutico, do Primeiro-Tenente QAO Itamar Maia Silva e do Subtenente Cristiano Augusto Oliverira Carvalho, os militares brasileiros lotados junto ao Monumento Votivo Militar Brasileiro de Pistoia. Particiapram também os familiares dos militares, amigos, colaboradores, estudiosos e entusiastas dos feitos históricos da Força Expedicionária Brasileira em solo italiano.

Na oportunidade, como uma justa homenagem ao Patrono do SAREx, foi depositada uma coroa de flores no local do seu falecimento, realizado um minuto de silêncio e prestada uma continência individual pelos militares presentes ao Frei Orlando.

Também no mesmo evento foi comemorado os 78 anos da tomada de Monte Castelo junto ao Monumento “Ordem e Progresso” no parque da cidade e, em seguida no Monumento “Liberazione”, localizado no distrito de Guanella, no município de Gaggio Montano.

A cerimônia foi realizada e conduzida pelo municipio como uma homenagem aos pracinhas que combateram naquele local e teve a participação dos militares brasileiros em missão na Itália, dos Adidos das Forças Armadas Brasileiras, Coronel Sérgio Alexandre de Oliveira, CMG Gustavo Pazinato da Cunha e Coronel Av Luciano Cantuária Pietrani, respectivamente do Exército, Naval e da Aeronáutica e de Defesa,  e dos militares brasileiros lotados junto ao Monumento Votivo Militar Brasileiro de Pistoia. Teve como anfitrião da atividade o Prefeito da cidade, Sr Giuseppe Pucci, além da presença de autoridades civis e militares locais.

A escola local, por intermédio dos seus alunos, realizou a leitura de trechos de depoimentos e agradecimentos do povo italiano em português aos integrentes da FEB. Na oportunidade também, foram realizados o hasteamento dos pavilhões nacionais do Brasil e da Itália, entoados os hinos dos países irmãos, discursos de autoridades e depositadas coroas de flores junto ao monumento, recordando essa memorável conquista realizada pela Força Expedicionária Brasileira – FEB – durante a IIª Guerra Mundial.

Por ocaisão da comemoração dos 78 anos da tomada de Monte Castello, foi também prestada a justa homenagem aos 17 heróis de Abetaia. No local onde os militares brasileiros pereceram durante o quarto ataque a Monte Castello, o município de Gaggio Montano e o Exército Brasileiro depositaram flores em memória dos “pracinhas” da Força Expedicionária Brasileira – FEB – que sacrificaram a própria vida em defesa da liberdade e da democracia no mundo.

Ao término da atividade foi realizada uma missa na Igreja da Parroquia de Bombiana em memória dos mortos pela liberdade e pela democracia.

Fonte: Aditância do Brasil na Itália

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).