Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
A Defesa Civil de Maceió (AL) divulgou, em 7 de dezembro de 2023, um alerta sobre o afundamento acumulado do solo no bairro do Mutange, onde a Braskem extraía sal-gema. O relatório indica que houve um deslocamento vertical de 6 centímetros em 24 horas, totalizando um afundamento acumulado de 1,99 metro. A velocidade de afundamento é de aproximadamente 0,25 centímetro por hora, o que mantém o risco de colapso do terreno.
Presença de Especialistas e Monitoramento
Técnicos do Ministério de Minas e Energia (MME), do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e da Agência Nacional de Mineração (ANM) estão presentes em Maceió para análises diárias com base nos dados sísmicos. Esses especialistas, juntamente com a Defesa Civil e a Braskem, estão monitorando a área continuamente.
Quadro de Instabilidade em Acomodação
Apesar do quadro de instabilidade geológica estar em acomodação e melhorando diariamente, a Sala de Situação recomenda cautela máxima e monitoramento integral da região. A Defesa Civil aconselha que a população evite transitar na área até novas orientações.
Ações do Governo Federal
Em Brasília, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, enfatizou a prioridade do governo federal na preservação da vida. Seguindo o agravamento da situação geológica, o governo discute ações para minimizar os impactos na população local e nos comerciantes. O ministro sinalizou que estará pronto para avaliar os danos causados pela exploração do sal-gema na região, se necessário.
Informação ao Presidente e Medidas Governamentais
O Ministério de Minas e Energia está mantendo a Casa Civil da Presidência da República e outras autoridades informadas sobre a situação. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá informações adicionais sobre a crise em Maceió e avaliará a necessidade de continuidade das medidas já tomadas.
Com info da Agencia Brasil
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395