Noite de terça-feira, 31 de outubro de 2023, marcou um momento histórico para as aeronaves ‘Seahawk’ da Marinha do Brasil (MB). Durante um voo de adestramento com Óculos de Visão Noturna em São Pedro da Aldeia (RJ), essas aeronaves alcançaram a impressionante marca de 10 mil horas de voo. O 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1) foi responsável por essa conquista e se destaca pelo uso pioneiro dessa tecnologia.

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Uma Jornada de Versatilidade

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Aeronave “SH-16” durante pouso no Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”. Imagem: Marinha do Brasil

Desde sua incorporação em 2012, o ‘Seahawk’ provou sua versatilidade em diversas missões, conforme destacado pelo Capitão de Fragata Fabiano Dias, Comandante do EsqdHS-1. Essas aeronaves têm a capacidade de operar em cenários diversos, incluindo guerras acima e abaixo da água, missões de reconhecimento eletrônico, acompanhamento de contatos de interesse e operações logísticas.

Feitos Memoráveis

O Esquadrão ‘HS-1’ realizou mais de 1900 pousos a bordo de navios da Esquadra brasileira, sendo mais de 200 deles noturnos, usando Óculos de Visão Noturna. Entre as missões notáveis, estão nove lançamentos de armamento real, dois torpedos ‘MK-46’, além de operações com ‘chaff’, ‘flare’ e metralhadora lateral ‘7,62 mm – MAG’.

Contribuição Humanitária

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Um dos voos noturnos da aeronave “Seahawk” a bordo de navio da Esquadra brasileira. Imagem: Marinha do Brasil

Além de suas capacidades operacionais, o ‘Seahawk’ desempenhou um papel fundamental em missões humanitárias, como o apoio às vítimas das chuvas em Petrópolis e Angra dos Reis, ambas no Rio de Janeiro, em 2022, e no Litoral Norte de São Paulo, em 2023. O resgate de náufragos, como o caso do navio pesqueiro ‘Beira Mar XXV’ em 2016, demonstra seu compromisso com a segurança marítima.

Reconhecimento Internacional

O resgate mencionado recebeu reconhecimento internacional com o prêmio USCG – Captain William J. Kossler, entregue pela AHS International (“American Helicopter Society International”), destacando sua contribuição valiosa em operações de aeronaves de voo vertical em serviço real.

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Essa conquista das aeronaves ‘Seahawk’ representa não apenas um marco histórico, mas também a dedicação da Marinha do Brasil em garantir a segurança e a preservação de recursos marinhos em nossas águas.

Marcelo Barros, com informações da Agência Marinha
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).