Livro surgiu de pesquisa inédita em instituições como Arquivo da Marinha, Biblioteca Nacional e Arquivos do Brasil, Portugal, Reino Unido e França

“Preservar a memória para construir a História.” Com esse lema, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) formalizou, no primeiro semestre deste ano, a criação da Editora Letras Marítimas, cujo foco é publicar obras históricas, técnicas e culturais. O mais recente livro da editora, Da Guerra à Diplomacia: a história da Divisão Naval Brasileira na Grande Guerra, foi lançado em 26 de outubro, no Museu Naval, no Rio de Janeiro (RJ), sede da DPHDM.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Escrito pelo professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da Escola de Guerra Naval (EGN), Capitão de Mar e Guerra Francisco Eduardo Alves de Almeida, o título reúne, ao longo de seus 11 capítulos, os fatos que levaram o mundo a iniciar a Primeira Guerra Mundial e que motivaram o Brasil a participar dela. Inspirado pela escassez de textos sobre a temática, sob a ótica da Marinha, o autor discorre sobre os esforços brasileiros para a criação da Divisão Naval em Operações de Guerra (DNOG), o dia a dia do conflito e os desafios enfrentados pela tripulação, como a gripe espanhola e o risco iminente de sofrer ataques alemães.

Segundo o autor, “cada vez que percebia a engenhosidade, espírito de sacrifício e superação das dificuldades das tripulações dos navios da DNOG, mais admirava a abnegação de seus 1.515 tripulantes. Essa é uma história que precisamos conhecer”. Referência para a preservação da memória da Marinha e do Brasil, Da Guerra à Diplomacia traz falas e entrevistas de personagens reais, que embarcaram na missão, imprimindo autenticidade aos fatos históricos narrados.

capitao de mar e guerra alves de almeida autografou
O Capitão de Mar e Guerra Alves de Almeida autografou os livros para o público que lotou o Pátio D’Armas do Museu Naval

Prestigiaram o lançamento da obra o Ministro do Superior Tribunal Militar, Almirante de Esquadra Leonardo Puntel; o Comandante em Chefe da Esquadra, Almirante de Esquadra Arthur Fernando Bettega Corrêa; o Diretor da DPHDM, Vice-Almirante José Carlos Mathias; e o Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, General de Brigada Luciano Antonio Sibinel; entre outras autoridades, civis e militares.

Catálogo da editora

O catálogo da Editora Letras Marítimas pode ser consultado em www.marinha.mil.br/bibliotecadamarinha/?q=catalogo (site da Biblioteca da Marinha) ou em cartasnauticasbrasil.com.br/livros.html (da Empresa Gerencial de Projetos Navais, a EMGEPRON). Os títulos em e-book podem ser encontrados nas principais plataformas digitais, como Amazon, Apple, Google e Racuten Kobo.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).