O Centro de Memória do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), situado em Recife (PE), lançou em junho um ciclo de palestras em alusão às comemorações dos 150 anos de Alberto Santos Dumont, celebrado em 20 de julho. Voltadas para estudantes das redes pública e privada de Recife, as atividades têm como objetivo compartilhar o legado do Patrono da Aeronáutica e Pai da Aviação e elucidar sobre os caminhos para ingressar na Força Aérea Brasileira (FAB).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Início das Comemorações e Relações Históricas

PHOTO 2023 06 18 17 02 18 5

A primeira ação ocorreu em 9 de junho, na Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio Brigadeiro Eduardo Gomes, vinculada ao Governo de Pernambuco e localizada na Zona Sul da capital pernambucana. A instituição leva o nome do primeiro Comandante do II COMAR, Marechal do Ar Eduardo Gomes, evidenciando a histórica relação entre as instituições de ensino da região e a FAB. Destacam-se também as Escolas de Referência em Ensino Médio Santos Dumont e Augusto Severo e a Escola Municipal Bartolomeu de Gusmão, todas no bairro de Boa Viagem, cujo desenvolvimento foi estimulado pela ativação de Organizações Militares da FAB na década de 1940.

O Impacto Duradouro de Santos Dumont

Na cerimônia, o Coronel de Infantaria André Luiz Souto Mendes Barros, Chefe da Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial do II COMAR, falou sobre a influência duradoura de Santos Dumont e sua importância para a sociedade até os dias atuais. O Coronel André ressaltou a curiosidade aguçada de Santos Dumont e sua disposição para superar os desafios de sua época, que levaram à invenção do primeiro voo do “mais pesado que o ar” e a outras importantes contribuições, como o relógio de pulso, o hangar e o dirigível.

Centro de Memória e Preservação do Legado Aeronáutico

PHOTO 2023 06 18 17 02 18 23

Além das escolas da Zona Sul Recifense, a apresentação também foi proferida no Colégio Militar de Recife. Durante os meses de junho e julho, outras instituições de ensino receberão a palestra, na qual o Capitão Aristóteles destaca os feitos de Santos-Dumont. O Centro de Memória, reinaugurado em 7 de abril de 2022, tem como missão preservar e difundir esse legado, contando com equipamentos bélicos e de voo, objetos pessoais do Patrono da FAB, Marechal do Ar Eduardo Gomes, e uma linha do tempo que situa a evolução da aviação e do poder aeroespacial brasileiro.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).