Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
O Centro de Memória do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), situado em Recife (PE), lançou em junho um ciclo de palestras em alusão às comemorações dos 150 anos de Alberto Santos Dumont, celebrado em 20 de julho. Voltadas para estudantes das redes pública e privada de Recife, as atividades têm como objetivo compartilhar o legado do Patrono da Aeronáutica e Pai da Aviação e elucidar sobre os caminhos para ingressar na Força Aérea Brasileira (FAB).
Início das Comemorações e Relações Históricas
A primeira ação ocorreu em 9 de junho, na Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio Brigadeiro Eduardo Gomes, vinculada ao Governo de Pernambuco e localizada na Zona Sul da capital pernambucana. A instituição leva o nome do primeiro Comandante do II COMAR, Marechal do Ar Eduardo Gomes, evidenciando a histórica relação entre as instituições de ensino da região e a FAB. Destacam-se também as Escolas de Referência em Ensino Médio Santos Dumont e Augusto Severo e a Escola Municipal Bartolomeu de Gusmão, todas no bairro de Boa Viagem, cujo desenvolvimento foi estimulado pela ativação de Organizações Militares da FAB na década de 1940.
O Impacto Duradouro de Santos Dumont
Na cerimônia, o Coronel de Infantaria André Luiz Souto Mendes Barros, Chefe da Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial do II COMAR, falou sobre a influência duradoura de Santos Dumont e sua importância para a sociedade até os dias atuais. O Coronel André ressaltou a curiosidade aguçada de Santos Dumont e sua disposição para superar os desafios de sua época, que levaram à invenção do primeiro voo do “mais pesado que o ar” e a outras importantes contribuições, como o relógio de pulso, o hangar e o dirigível.
Centro de Memória e Preservação do Legado Aeronáutico
Além das escolas da Zona Sul Recifense, a apresentação também foi proferida no Colégio Militar de Recife. Durante os meses de junho e julho, outras instituições de ensino receberão a palestra, na qual o Capitão Aristóteles destaca os feitos de Santos-Dumont. O Centro de Memória, reinaugurado em 7 de abril de 2022, tem como missão preservar e difundir esse legado, contando com equipamentos bélicos e de voo, objetos pessoais do Patrono da FAB, Marechal do Ar Eduardo Gomes, e uma linha do tempo que situa a evolução da aviação e do poder aeroespacial brasileiro.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395