O dia 27 de julho marcou uma mudança importante no cenário militar brasileiro. O Excelentíssimo Sr. General-de-Exército Lancia, que deixa a Chefia de Educação e Cultura (CHEC), recebeu uma calorosa despedida da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) na sala de reuniões do Comando da ESG, ao embarcar em seu novo desafio: liderar o Comando Logístico do Exército Brasileiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Presenças Notáveis e Homenagens Virtuais

Imagem do WhatsApp de 2023 07 28 as 19.59.43 e1690634690440

O evento contou com a presença do Vice-Almirante Kerr, Comandante da ESG, do Coronel Celente, Presidente da ADESG, do Diretor Financeiro Liege, do Delegado do Rio de Janeiro Develly e outros membros da Diretoria Executiva. Em uma mostra do alcance e da modernidade das comunicações da ADESG, diversos Delegados e Chefes de Representações prestigiaram a cerimônia virtualmente. O encontro foi um momento singular de reconhecimento pelo apreço que o General Lancia sempre demonstrou pela instituição.

Gratidão e Reconhecimento

As palavras mais tocantes da cerimônia foram ditas pelo Delegado da ADESG de São Paulo, Advogado Ney Duarte. Ele expressou os sentimentos de gratidão da instituição pelo interesse do General Lancia no funcionamento e na infraestrutura da ADESG. Duarte destacou que “de onde o General Lancia estiver, em cargos de chefia, sempre irá reconhecer o sistema ADESG como algo estratégico para o País”.

Novos Horizontes

Ao assumir o Comando Logístico do Exército Brasileiro, o General Lancia traz consigo a experiência e o conhecimento adquiridos na Chefia de Educação e Cultura. Embora sua ausência seja sentida, seu legado perdurará na ADESG. Seus colegas e subordinados aguardam ansiosos pela contribuição que ele trará a sua nova posição. Sua liderança e visão estratégica serão essenciais para o futuro das forças armadas brasileiras.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).