Entre os dias 18 e 20 de março, a Agência Fluvial de Penedo (AgPenedo), em parceria com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), conduziu uma série de operações de fiscalização nas embarcações de transporte de passageiros e de cargas que operam no Baixo São Francisco. Este esforço conjunto ocorreu especificamente nas rotas de travessia que conectam Penedo-AL a Neópolis-SE, Porto Real do Colégio-AL a Propriá-SE, e Barra do Ipanema-AL a Ilha do Ouro-SE.

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Garantia de Conformidade e Segurança

As atividades de inspeção, levadas a cabo pelas equipes da AgPenedo e da Gerência Regional do Recife (ANTAQ), são parte de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Marinha do Brasil e a ANTAQ. O principal objetivo deste acordo é assegurar que todas as operações marítimas cumpram rigorosamente com a legislação vigente, incluindo a posse de autorização adequada para operação pela ANTAQ, e promover práticas seguras de navegação.

Educação e Orientação para Operadores e Passageiros

Além da fiscalização da documentação e da legalidade das operações, a iniciativa também foca em educar os operadores e o público viajante sobre seus direitos e deveres. Particular atenção é dada à orientação sobre o uso correto de equipamentos de salvatagem, essenciais para a segurança dos passageiros em caso de emergência. Estas medidas são vitais para prevenir acidentes e garantir a segurança de todos a bordo.

Promoção da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário

A fiscalização rigorosa da conformidade com a Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário é um componente chave dessas inspeções. As equipes verificam minuciosamente o cumprimento dos padrões estabelecidos, trabalhando para prevenir a poluição hídrica e proteger a vida humana. Este trabalho conjunto não só reforça a regulamentação do transporte aquaviário mas também promove uma cultura de segurança e responsabilidade entre os operadores.

Impacto da Fiscalização

Através destas ações, a AgPenedo e a ANTAQ demonstram seu compromisso contínuo com a melhoria das condições de transporte fluvial na região do Baixo São Francisco. A operação conjunta serve como um lembrete robusto da importância de manter altos padrões de segurança e conformidade operacional, assegurando que as travessias fluviais sejam realizadas de maneira segura e eficiente.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).