Na manhã desta quarta-feira, 24, dando início ao evento que marca o centenário de blindados no Brasil, Brazil Armoured Vehicles Summit (BRAVS), da Conferência de Sistemas e Tecnologia Militar (CSTM), o General de Divisão R/1 Luís Antônio Duizit Brito, Assessor Especial da Secretaria Produtos de Defesa (SEPROD) do Ministério da Defesa (MD), fez um balanço das ações desenvolvidas pela secretaria.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O General destacou que foram celebrados diversos convênios nacionais e internacionais para auxiliar as empresas da Base da Indústria de Defesa e Segurança (BIDs) na venda de seus produtos. Por exemplo, com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi firmado acordo para financiamento de exportações. O acordo é resultado de um Protocolo de Intenções firmado em 2019 entre o Banco e o Ministério da Defesa.

A7R07020

Duizit Brito também comentou que foi criada também a Fintech Defesa Mezzo, a primeira no segmento, com perfil tecnológico e criada, especificamente, para atender às demandas de financiamentos e investimentos dos setores de Defesa e Segurança.

O projeto foi concluído em abril, após ser viabilizado por meio da assinatura de acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Defesa e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O acordo prevê a elaboração de soluções estratégicas de financiamentos e investimentos na Base Científica, Tecnológica e Industrial de Defesa (BCTID).

O General reforçou as estratégias da SEPROD para o incentivo dos produtos da Base Industrial de Defesa. “A BIDs está inserida em um mercado cada vez mais exigente e globalizado, demandando um sistema normativo integrado e preparado para fazer frente à competitividade nacional e internacional”.

Além disso, dentre as implementações feitas em 2021, o assessor da SEPROD destacou o sistema de gestão do Conhecimento em Ciência Tecnologia e Inovação; coordenação da cooperação entre Ministério da Defesa e a ABNT, com normas técnicas voltadas para produtos de defesa, tais como uniformes, armamentos leves, munições e produtos não letais.

A Conferência de Sistemas e Tecnologia Militar (CSTM), realizada pela Prospetare Eventos, ocorrerá até o dia 26 de novembro, no Estádio Nacional de Brasília.