No dia 2 de março de 2024, o bairro São José, na cidade de Tefé, Amazonas, foi palco de uma significativa Ação Cívico-Social (ACISO), marcando mais uma vez a presença ativa das Forças Armadas em iniciativas de apoio à população amazônida. Em colaboração com a Prefeitura Municipal de Tefé, a Marinha do Brasil e a 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl) demonstraram sua vocação para missões de cooperação, respeito e apoio, realizando 3.828 atendimentos médico-odontológicos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Uma Força-Tarefa pela Saúde

A operação contou com a participação de 21 profissionais de saúde da 16ª Bda Inf Sl, abrangendo especialidades como Clínica Geral, Ginecologia, Pediatria, Ortopedia, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia e Odontologia. A equipe da Marinha, a bordo do Navio de Assistência Hospitalar Soares de Meirelles, adicionou ao esforço 11 profissionais, incluindo médicos, dentistas, enfermeiros e farmacêuticos. Essa colaboração multidisciplinar foi essencial para o sucesso da ação, que também se destacou pela distribuição de centenas de kits odontológicos à comunidade.

Civismo e Alegria em Tefé

A ACISO foi marcada por momentos de profundo civismo, com o hasteamento da Bandeira Nacional e a execução do Hino Brasileiro, reforçando o culto aos símbolos pátrios. A Banda de Música da 16ª Bda Inf Sl trouxe um ambiente de alegria e celebração ao evento, com a apresentação de um “pot-pourri” de canções populares, contribuindo para uma atmosfera de união e festividade.

Impacto e Reconhecimento

Ações como a realizada em Tefé não apenas fornecem serviços essenciais de saúde a populações em áreas remotas, mas também fortalecem os laços entre as Forças Armadas e a sociedade civil. O sucesso dessa iniciativa reflete o compromisso contínuo da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, da Marinha do Brasil e da Prefeitura Municipal de Tefé com o bem-estar e o desenvolvimento das comunidades amazônicas.

A participação ativa e dedicada das tropas da Brigada das Missões em atividades de desenvolvimento regional destaca seu papel fundamental na promoção da saúde, educação e bem-estar social, reafirmando seu compromisso com a nação e, especialmente, com os povos da Amazônia.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).