No dia 18 de fevereiro, no Estádio General Mark Clark, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), foi realizada a cerimônia de abertura da 71ª edição das Olimpíadas Acadêmicas. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da AMAN, General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, que ressaltou o empenho de todos os envolvidos para a concretização desta grande atividade. Até o dia 25 de fevereiro, participam do evento cadetes dos Cursos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Intendência, Comunicações e Material Bélico. Confira a programação no site da AMAN.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Disputada anualmente desde a década de 1940, no âmbito do Corpo de Cadetes, a competição tem como palco as diversas instalações da Seção de Educação Física (SEF), reunindo cadetes atletas de diversas modalidades e de todos os cursos da AMAN. As Olimpíadas visam o fortalecimento do espírito de corpo e a seleção de atletas para integrar as equipes desportivas da AMAN, que irão competir com a Escola Naval e a Academia da Força Aérea (NAVAMAER).

No total, são 14 modalidades esportivas em competição (Atletismo, Basquetebol, Esgrima, Futebol, Hipismo, Judô, Natação, Orientação, Pólo Aquático, Pentatlo/Triatlo Militar, Pentatlo Moderno, Tiro e Voleibol). Seja na organização ou até mesmo no duelo entre as equipes, a atividade envolve os mais de 1,6 mil cadetes.

Os vencedores das competições esportivas serão premiados com o Troféu Duque de Caxias, entre os cursos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Intendência, Comunicações e Material Bélico; o Troféu Agulhas Negras, disputado entre as quatro Companhias do Curso Básico; e o Troféu Maria Quitéria entre as cadetes do Curso Básico e dos Cursos de Intendência e Material Bélico. Este ano, a modalidade poderá ser acompanhada em boletins diários denominados “Momento Olímpico”, além de poder ser acompanhada nas redes digitais da AMAN.

Fonte: AMAN

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).