Entre 29 de novembro e 01 de dezembro, a Escola de Guerra Naval foi palco da 7ª Reunião de Temas de Pessoal e Remuneração, um evento significativo organizado pela Secretaria de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais do Ministério da Defesa (MD). A reunião teve como objetivo discutir e aprimorar as políticas relacionadas ao pessoal civil e militar e à remuneração nas Forças Armadas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Participação Diversificada e Estrutura do Evento

Snapinsta.app 408665134 1606736533192971 3990909648735130794 n 1080

O evento contou com a presença de militares das três Forças Armadas – Marinha, Exército e Aeronáutica – e de servidores civis. Os participantes foram distribuídos em salas temáticas, onde discutiram questões pertinentes à política de pessoal civil, política de pessoal militar e política de remuneração para os militares. Essa divisão permitiu um debate mais aprofundado e específico sobre cada tema.

Temas Abordados

  • Setorial de Política de Pessoal Civil: Focou nas políticas e diretrizes para a gestão do pessoal civil no Ministério da Defesa e nas Forças Armadas.
  • Política de Pessoal Militar: Abordou as diretrizes, normas e procedimentos relacionados à gestão de carreira, formação e desenvolvimento do pessoal militar.
  • Política de Remuneração dos Militares: Discutiu aspectos relacionados à remuneração e benefícios dos militares, buscando alinhar as práticas de pagamento às necessidades e expectativas dos membros das Forças Armadas.

Presença de Autoridades

O encerramento da reunião contou com a presença do Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, Secretário de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais do MD. A participação de autoridades militares de cada Força sublinhou a importância do evento para o setor de defesa.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).