72ª Edição das Olimpíadas Acadêmicas da AMAN

Resende-RJ – 24 de fevereiro a 3 de março de 2023. Essa é a data em que a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) irá realizar a 72ª Edição das Olimpíadas Acadêmicas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Serão mais de 1.600 Cadetes envolvidos, seja nas competições como atleta, seja na logística; 14 modalidades (Triatlo, Atletismo, Basquetebol, Esgrima, Futebol, Hipismo, Judô, Natação, Orientação, Pólo Aquático, Pentatlo Militar, Pentatlo Moderno, Tiro e Voleibol); mais de 80 horas de atividades esportivas; participação de árbitros da Federação Internacional de Futebol; além dos inúmeros apoios de outras Organizações Militares que possibilitam realizar com primor mais esta edição.

Nesses dias, as instalações da Seção de Educação Física da Academia Militar (SEF/AMAN) serão palco para diversas competições, sendo:

– os Cadetes das Armas de Infantaria, Artilharia, Cavalaria, Engenharia, Material Bélico, Comunicações e Intendência disputarão o Troféu Duque de Caxias;

– as Cadetes do curso Básico, Intendência e Material Bélico, disputarão o Troféu Maria Quitéria;

– os Cadetes das Companhias do curso Básico, disputarão o Troféu Agulhas Negras.

Em 2022, a Infantaria foi a grande campeã entre as Armas. Mas trata-se de uma rivalidade saudável, que alimenta o espírito de irmandade entre os Cadetes.

O objetivo da mega atividade é também selecionar as equipes desportivas da AMAN que irão participar da competição desportiva NAVAMAER, entre a AMAN, a Escola Naval e a Academia da Força Aérea.

Os instrutores da Seção de Educação Física estão atentos para dar suporte a esses atletas, seja no preparo físico, seja no acompanhamento dos seus desempenhos.

Além da cerimônia esportiva, haverá exposição e venda de materiais de emprego militar e esportivo.

O público civil é convidado a vir assistir a competição.

INFORMAÇÕES PRINCIPAIS:
Evento: 72ª Olimpíadas Acadêmicas da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN)
Local: AMAN
Horário do início da Cerimônia: 18h, dia 24 de fevereiro
Encerramento da Cerimônia: 11h, dia 3 de março

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).