Em uma manhã de celebração e respeito às tradições militares, o 5º Batalhão de Engenharia de Construção (5º BEC), conhecido como “Batalhão Coronel Carlos Aloysio Weber – O Pioneiro da Amazônia”, realizou uma formatura especial em comemoração ao Dia da Arma de Engenharia, neste 10 de abril, em Porto Velho, Rondônia. A cerimônia destacou o papel crucial da engenharia militar na construção e desenvolvimento da região amazônica.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Presenças Ilustres e Cerimônia Tradicional

Snapinsta.app 436543729 1607399140018557 9006686030371155807 n 1080

Presidida pelo General de Brigada Diógenes de Souza Gomes, Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl), o evento contou com a participação de comandantes de Organizações Militares do Exército Brasileiro, autoridades civis, antigos integrantes do batalhão, e familiares e amigos dos alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR/5º BEC) e dos Soldados do Efetivo Variável. Destacou-se na cerimônia a entrega do chapéu tropical, símbolo do fardamento do Soldado de Engenharia, a novos membros da unidade.

Homenagem aos Engenheiros Militares

O Tenente-Coronel Jonas Júnior, Comandante do 5º BEC, conduziu a leitura do texto alusivo ao Dia da Arma de Engenharia, enaltecendo a importância dos engenheiros militares ao longo da história do Brasil. “O 5º BEC presta homenagem a todos os engenheiros de ontem, de hoje e de sempre, pelo apoio prestado, pela estrada pavimentada e pela ponte lançada”, afirmou o TC Jonas, reconhecendo o trabalho incessante dos engenheiros que “diuturnamente honram os feitos do nosso insigne patrono, o Tenente-Coronel João Carlos de Villagran Cabrita.”

Significado e Impacto do Evento

Snapinsta.app 437398314 970348928050043 4605646818878979305 n 1080

Esta formatura não só reforça o espírito de corpo e a camaradagem entre os engenheiros militares mas também serve como um lembrete da importância estratégica da engenharia na defesa e desenvolvimento do país, especialmente em regiões desafiadoras como a Amazônia. A celebração ajuda a manter viva a memória das contribuições significativas da engenharia militar brasileira, inspirando gerações atuais e futuras a continuar esse legado vital.

O Motto que Inspira

Com o lema “O QUINTO NÃO PARA!!!” e o grito de guerra “NÃO VIVEMOS EM VÃO!!!”, o 5º BEC reafirma seu compromisso contínuo de servir com excelência, demonstrando o impacto duradouro da Arma de Engenharia no progresso e segurança do Brasil.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).