Marabá (PA) – No último dia 31 de janeiro de 2023, consagrou-se o 50º aniversário de criação do 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS), com sede em Marabá. Foram desenvolvidas uma série de atividades entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro, alusivas a data. Dentre elas, foi realizada a cerimônia do tradicional plantio de muda de mogno, no Bosque das Tradições, e culto ecumênico, nos segmentos religiosos católico, evangélico e espírita, em ação de fé e gratidão pelas conquistas atingidas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No dia 3 de fevereiro, no período da manhã, ficou designado para inauguração da Academia Sargento Willian Augusto, importante aquisição para o batalhão. No período noturno, culminou as comemorações do aniversário da organização militar (OM) com a formatura da tropa. A solenidade foi presidida pelo Comandante Militar do Norte, General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves e contou com a presença do Comandante da 8ª Região Militar, General de Divisão Alcio Alves Almeida e Costa, e do Comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, General de Brigada Maurício de Souza Bezerra, além de autoridades militares e civis.

Na oportunidade foram entregues 27 diplomas de Amigo do 52º BIS, homenageando personalidades civis e militares, como reconhecimento da instituição pela contribuição e do prestígio dado ao Batalhão. O 52º Batalhão de Infantaria de Selva foi criado por meio da Portaria Ministerial Reservada Nr 022, de 10 julho de 1973, e ativado na cidade de Marabá em 31 de janeiro de 1973, através da 3ª Cia. do 2.º BIS que foi transformada em 1ª Cia da nova OM criada. Por intermédio da Portaria Nr 205 de 4 de abril de 2005, o comandante do Exército concedeu a denominação histórica “Batalhão Capitão-Mor Caldeira Castelo Branco”. Desde sua criação, o 52° BIS vem cumprindo todas as missões atribuídas pelo Escalão Superior com efetividade, mantendo-se em permanente estado de prontidão.

Fonte: 52º BIS

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).