No período de 5 a 14 de novembro, o 3º Grupamento Logístico (3º Gpt Log) está participando da terceira fase da Operação Meridiano, módulo Ibagé, no Rio Grande do Sul, a cargo do Exército Brasileiro, no Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Sul.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O adestramento coloca duas Divisões de Exército como oponentes, o partido azul, representado pela 3ª Divisão de Exército (3ª DE) e o partido laranja, representado pela 6ª Divisão de Exército (6ª DE), com o desdobramento dos meios de comando e controle, em uma manobra de movimento.

O 3º Gpt Log opera em um exercício de posto de comando (PC), com tropa simulada em ações críticas conjuntas realizadas nas regiões de Santa Maria (RS) e no Campo de Instrução de Saicã – Rosário do Sul (RS). No exercício, o 3º Gpt Log representa o Comando Logístico de Divisão de Exército e os batalhões de suprimento, de saúde, de transporte, de recursos humanos e de manutenção. O Comando Logístico tem como missão planejar, coordenar e executar o planejamento logístico em operações, em prol das duas Divisões de Exército, tanto do partido azul, como do partido laranja.

Para o Chefe do Centro de Coordenação de Operações Logísticas do 3º Gpt Log (CCOp Log/3º Gpt Log), Coronel Alessandro Machado Padilha, “a participação do 3º Gpt Log na Operação Meridiano-Ibagé está sendo uma oportunidade para a realização do adestramento dos quadros do grupamento e das organizações militares logísticas subordinadas, empregando preceitos logísticos doutrinários da nossa Força.”

A Operação Meridiano-Ibagé desenvolve a sinergia entre as Forças Armadas nos diversos níveis de comando e é voltada ao processo de tomada de decisões com o adestramento dos estados-maiores, desde o nível unidade até o Grande Comando, todos desdobrados no terreno.

Fonte: 3º Grupamento Logístico

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).