O mundo moderno trouxe consigo avanços tecnológicos que impactaram todos os setores da sociedade, e o militar não foi exceção. No período de 7 a 11 de agosto de 2023, a Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt) deu um passo significativo em sua preparação, iniciando o Exercício de Simulação Construtiva. Esta atividade, coordenada pelo Comando Militar do Leste (CML), é a primeira etapa para que a Bda Inf Pqdt alcance a certificação como Força de Prontidão Operacional (FORPRON).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

“Jogos de Guerra”: Mais do que um Jogo

Snapinsta.app 366947146 822701342830325 1156585076117906515 n 1080

Os “Jogos de Guerra”, como são popularmente conhecidos, vão muito além de uma simples simulação. Eles são uma ferramenta essencial na doutrina militar moderna, permitindo que as forças armadas treinem e se preparem para cenários reais de combate. Através de modelos computacionais detalhados, é possível simular características geográficas, forças amigas e inimigas, condições climáticas e outros fatores que podem influenciar no campo de batalha. Mais do que isso, esses jogos promovem uma atuação sinérgica e integrada entre o Comando e o Estado-Maior da Bda Inf Pqdt, garantindo que todos estejam alinhados e prontos para a ação.

Acompanhamento de Perto

O General de Brigada Mario Eduardo Moura Sassone, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, fez questão de estar presente tanto na Bda Inf Pqdt quanto no Centro de Adestramento LESTE (CA – Leste). Sua presença reforça a importância deste exercício para a certificação e demonstra o comprometimento do alto comando com a excelência na preparação de nossas forças. Após a Simulação Construtiva, a Grande Unidade Aeroterrestre continuará sua preparação intensiva, culminando na Operação SACI, onde todas as habilidades e táticas aprendidas serão postas à prova.

Snapinsta.app 367653019 609847824372650 4815046365617314185 n 1080

A preparação das nossas forças armadas nunca foi tão rigorosa e detalhada. Com o uso da tecnologia e da simulação, garantimos que nossos militares estejam prontos para enfrentar qualquer desafio. A certificação FORPRON é apenas um reflexo do compromisso da Bda Inf Pqdt com a excelência e a prontidão operacional.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).