Desfile em Continência dos Guardas-Marinha (RM2-Md)

O 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (2ºBtlOpRib), subordinado ao Comando do 4º Distrito Naval, realizou a formatura de 25 Guardas-Marinha Médicos, no dia 30 de março, no Forte São Joaquim, em Macapá (AP). A cerimônia foi presidida pelo Comandante do 2º BtlOpRib, o Capitão de Fragata André Luiz da Silva Santos.

A formatura teve como objetivo coroar o término do Curso de Formação de Oficiais (CFO) do Corpo de Saúde da Marinha, no qual os Guardas-Marinha foram preparados para exercer funções técnicas de nível superior e administrativas nas unidades de saúde da Marinha do Brasil.

Durante a cerimônia, foram realizados diversos momentos simbólicos, como a imposição da Insígnia do Corpo de Saúde da Marinha nos novos Guardas-Marinha e a entrega do Prêmio “Distinguido CFO-CSM” ao 1º colocado do curso, Guarda-Marinha Médico João Paulo de Souza Costa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Marinha do Brasil tem a missão de garantir a segurança e a defesa do território marítimo brasileiro, bem como de promover a saúde e o bem-estar dos brasileiros. Por meio do Corpo de Saúde da Marinha, é possível formar profissionais capacitados para atuar na área médica em embarcações e unidades de saúde, garantindo assim a manutenção da saúde dos militares e da população em geral.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).