De 7 a 9 de junho de 2023, em Bruxelas, na Bélgica, aconteceu um evento significativo para a cooperação internacional e a manutenção da paz. O Coronel VAZ, Comandante do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), participou como convidado da Conferência Anual da Associação Europeia de Centros de Treinamento para Operações de Paz (European Association of Peace Operations Training Centres – EAPTC). O evento foi organizado pelo prestigiado European Security and Defence College (ESDC).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Representação da ALCOPAZ pelo Comandante do CCOPAB

Snapinsta.app 352810611 1377888359610208 2109256044892479896 n 1080

Na conferência, o Comandante do CCOPAB não estava apenas representando o Brasil. Ele estava, na verdade, carregando a voz de toda a Associação Latino-Americana de Centros de Treinamento para Operações de Paz (ALCOPAZ). O Brasil tem a Presidência pro tempore da ALCOPAZ neste ano, e o CCOPAB desempenha o papel da Secretaria. Acompanhando o Coronel VAZ, o Coronel Veterano do Exército Uruguaio ROBERTO GIL, Assessor Especial da ALCOPAZ, que tem trabalhado há anos em iniciativas de integração institucional da Associação, também marcou presença.

Participação Global na Conferência

Snapinsta.app 352435406 1521952481545826 7648358839654326381 n 1080

Este ano, a conferência contou com a participação notável de 120 participantes, que incluíam militares, policiais e civis. Eles representaram uma ampla gama de centros de treinamento, associações regionais, agências da ONU e instituições de ensino e pesquisa. Trata-se de uma excelente oportunidade para reforçar a integração entre as associações regionais latino-americana e europeia.

A participação do Coronel VAZ, Comandante do CCOPAB, na Conferência Anual da EAPTC é um testemunho do compromisso contínuo do Brasil com a cooperação internacional e a manutenção da paz. Também sublinha a importância do diálogo constante e da troca de experiências entre os centros de treinamento para operações de paz ao redor do mundo.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).