No dia 8 de março, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva realizou uma marcha de duas horas através da selva em Porto Velho (RO), como parte do Estágio de Adaptação ao Serviço (EAS) dos Aspirantes a Oficial – Médicos, Farmacêuticos, Dentistas e Veterinários (MFDV). O objetivo do treinamento foi o adestramento em percorrer distâncias sem perder o poder de combate.

blank

A atividade aconteceu na Base de Selva Zenóbio da Costa e contou com a participação de militares da Companhia de Comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (Cia C/17ª Bda Inf Sl). O Capitão Miranda, Comandante da Companhia, liderou a tropa durante a marcha.

A marcha na selva é uma atividade que requer muito preparo físico e mental, além de conhecimentos específicos sobre a fauna e flora local. O treinamento é essencial para que os Aspirantes a Oficial MFDV possam atuar em situações de combate e emergência em áreas remotas. A 17ª Brigada de Infantaria de Selva é uma unidade especializada em combate na selva e atua na região amazônica.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).