Visitantes prestigiaram os dois navios disponíveis para visitação no Píer, localizado no Centro do Rio de Janeiro (RJ)

No primeiro fim de semana de setembro, milhares de cariocas e turistas, de outros estados do Brasil e do exterior, estiveram no Píer Mauá, no Centro do Rio de Janeiro, para visitar os navios atracados. O evento, alusivo à Semana da Pátria e ao Bicentenário da Esquadra, contou, ainda, com uma exposição de material dos Comandos subordinados ao Comando em Chefe da Esquadra, realizada no Edifício Touring, que dá acesso ao cais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Comando da Força de Superfície (ComForSup) esteve presente com os dois navios brasileiros à disposição do público: Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” e Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco”. No domingo, dia 4, o Navio-Escola Sagres, de Portugal, também esteve aberto à visitação no período da tarde. O NAM “Atlântico” recebeu 4880 visitantes no primeiro dia e 2953 no segundo. Já o NVe “Cisne Branco” registrou a presença de 4.220 visitantes no sábado e 2.465 no domingo.

aergwerqwergadfgf
Maquetes chamaram a atenção dos visitantes

Além de disponibilizar os navios, o ComForSup, com o apoio de suas organizações militares subordinadas, montou um estande representativo, que permitiu aos visitantes conhecerem um pouco mais das atividades realizadas pelos navios e suas tripulações. O dispositivo expôs maquetes de alguns meios de superfície e material de Controle de Avarias, como equipamentos utilizados em combate a incêndios, e de Salvatagem. O público que prestigiou o estande também pôde participar de uma Oficina interativa de Nós.

No próximo dia 8, será realizado o último dia do evento. Na ocasião, os navios da Esquadra disponíveis para a visitação serão a Fragata “Rademaker” e a Corveta “Júlio de Noronha”.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).