No dia 7 de dezembro, a 2ª Brigada de Infantaria de Selva (2ª Bda Inf Sl), recebeu a visita de intercâmbio de comitiva de militares das Forças Especiais dos Estados Unidos da América (Joint Combined Exchange Training –JCET), para conhecer a região do alto Rio Negro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A comitiva, composta por 11 militares norte-americanos e 4 brasileiros, foi recepcionada no Pátio de Formaturas da 2ª Bda Inf Sl com a tradicional saudação indígena em 7 dialetos da região do alto Rio Negro.

Em seguida, assistiram a palestras sobre o ambiente operacional da Brigada e suas características e sobre as atividades de preparo e emprego do Comando de Fronteira Rio Negro e 5° Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron RN/ 5º BIS) na região da Cabeça do Cachorro.

Após a palestra, foi oferecido um almoço de boas-vindas, e em seguida a comitiva visitou a área de instrução e instalações, finalizando com uma confraternização no Tapiri da Mística do Cmdo Fron RN/ 5º BIS.

No segundo dia, os visitantes se deslocaram para o 5º Pelotão Especial de Fronteira (5º PEF), em Maturacá, ao norte de São Gabriel da Cachoeira, onde tiveram contato com as lideranças indígenas locais, da etnia Yanomami e conheceram a comunidade indígena de Ariabú.

article 3 9 article 4 7 article 5 6 article 6 5 article 8 5

Fonte: 2ª Bda Inf Sl
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).