Santa Maria (RS) – No dia 7 de dezembro, o Comando de Operações Terrestres, por intermédio da Chefia de Missões de Paz, Aviação/IGPM, realizou visita ao 1º/12º GAV – Esquadrão Hórus.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

319501619 2920416664920508 398848608130588027 n

Sediado na Base Aérea de Santa Maria – RS, o Esquadrão Hórus é o primeiro e o único a empregar exclusivamente Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) no âmbito da FAB, uma tecnologia nova que ainda apresenta amplo campo para desenvolvimento e aplicabilidade.

A comitiva foi composta pelo General de Divisão Ricardo José Nigri, Chefe de Missões de Paz, Aviação/Inspetor-Geral das Polícias Militares, pelo Coronel PTTC Antonio Ruy Costa Junior, Assessor SARP, e por dois integrantes do Comando de Aviação do Exército (CAvEx), o Coronel José Antonio Sardjian Junior, ChEM, e o Tenente-Coronel Luiz Ângelo Pelinisari Camilo, Oficial de Doutrina.

320035861 1174272356510216 7682764127169365846 n

A visita foi realizada quando a Força Terrestre se encontra na fase de recebimento de 30 (trinta) SARP Catg 0, 4 (quatro) SARP Catg 1 e 1 (um) SARP Catg 2, no intuito de conhecer a estrutura organizacional daquela OM, seu modus operandi, as lições aprendidas na fase de implantação do Esqd e conhecer as características, possibilidades e limitações dos SARP de dotação do Esqd Hórus: o Hermes RQ-450 de Catg 3 e o Hermes RQ-900 de Catg 4.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).