Em comemoração ao Dia do Marinheiro, a Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL) organizou uma visitação pública ao Navio-Patrulha (NPa) “Goiana”, nos dias 16 e 17 de dezembro, no Porto de Maceió (AL). A iniciativa abriu as portas de uma importante embarcação da Marinha do Brasil, permitindo que a população local conhecesse mais de perto as atividades e operações navais realizadas na região.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Diversidade de Visitantes e Experiência Naval

IMG 20231216 WA0092

A visitação atraiu um público diversificado, com mais de 900 visitantes de diferentes faixas etárias, que tiveram a oportunidade única de explorar as instalações do Navio-Patrulha “Goiana”. Esta experiência proporcionou aos visitantes uma compreensão mais profunda das funções e responsabilidades da Marinha do Brasil, especialmente em relação à Amazônia Azul.

Funções e Capacidades do NPa “Goiana”

O NPa “Goiana” desempenha um papel vital nas missões de patrulha costeira, com foco na fiscalização de recursos e atividades no Mar Territorial, Zona Contígua e Zona Econômica Exclusiva. Projetado para uma série de tarefas, inclui capacidades para reboque de navios e suporte a operações de mergulho, destacando sua importância estratégica para a segurança marítima e a preservação dos recursos naturais.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).