Ação de mutirão na Praia do Pontal do Peba, Piaçabuçu, AL

No dia 15 de setembro, a Agência Fluvial de Penedo (AgPenedo) promoveu uma série de atividades em celebração ao Dia Mundial da Limpeza. O principal objetivo dessas ações foi educar e sensibilizar a população sobre a importância de cuidar do nosso meio ambiente, especialmente no que diz respeito ao descarte adequado de resíduos sólidos e à preservação das águas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A iniciativa incluiu uma palestra com o tema “Mar Limpo é Vida”, realizada na Colônia de Pescadores Z-19, na cidade de Piaçabuçu-AL. A apresentação, que contou com a presença de cerca de 360 participantes, focou no desenvolvimento da Mentalidade Marítima e na prevenção da poluição das águas, causada principalmente por embarcações e instalações de apoio.

Mutirão de Limpeza: Ação Coletiva pela Natureza

FOTO 1 34
Militar da AgPenedo ministrando Palestra “Mar Limpo é Vida” aos integrantes da Colônia de Pescadores de Piaçabuçu-AL

A Praia do Pontal do Peba, em Piaçabuçu-AL, foi o palco de uma grande ação coletiva de limpeza. O mutirão contou com a participação ativa de 80 voluntários, incluindo membros da AgPenedo, professores e alunos da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), além de integrantes do Projeto Meros do Brasil e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Penedo-AL.

O resultado dessa união de esforços foi a coleta de 169 kg de resíduos sólidos da natureza. Dentre esse total, 20 kg de plásticos foram encaminhados à Cooperativa “Recicla Penedo”, reforçando a importância da reciclagem e do tratamento adequado dos resíduos.

O Impacto de Pequenas Ações

Ações como a realizada pela AgPenedo demonstram o poder transformador de pequenas atitudes. Quando comunidades se unem com um propósito comum, é possível gerar impactos significativos no meio ambiente e na sociedade. A conscientização e a educação ambiental são ferramentas essenciais para garantir um futuro mais sustentável para as próximas gerações.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).