No dia 18 de maio de 2023, um evento significativo para o Comando Militar do Leste (CML) ocorreu no Palácio Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. O General de Brigada Paulo Edson Santa Barba transmitiu o cargo de Chefe do Estado-Maior do CML para o General de Brigada Eduardo Moura Sassone, até então Chefe do Centro de Coordenação de Operações (CCOp) do CML. Essa mudança na liderança representa um momento importante de renovação e continuidade para a instituição.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Inauguração do Retrato e Participação de Autoridades

A cerimônia começou com a inauguração do retrato do General de Brigada Paulo Edson na Galeria dos Antigos Chefes do Estado-Maior do CML, uma homenagem tradicional aos ex-chefes da instituição. Posteriormente, no Salão Nobre, foi realizada a cerimônia de transmissão do cargo, que contou com a presença de várias autoridades civis e militares, enfatizando a importância do evento.

Agradecimentos e Futuras Atribuições do General Paulo Edson

Em suas palavras de despedida, o General Paulo Edson agradeceu o convívio de dez meses, durante os quais ocupou as chefias do CCOp e do Estado-Maior do CML. Ele agora assumirá o Comando da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), em Roraima, continuando a desempenhar um papel relevante no Exército Brasileiro.

Palavras do Comandante Militar do Leste

Por sua vez, o Comandante Militar do Leste, General de Exército Novaes, fez questão de destacar o excelente trabalho realizado pelo General Paulo Edson. Além disso, enfatizou a prontidão do soldado, que é uma característica fundamental para a atuação nas Forças Armadas. As palavras do General Novaes demonstram o reconhecimento e a importância atribuída à liderança e ao trabalho realizado pelo General Paulo Edson no CML.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).