Foto: Rafael Sayão

A Força Aérea Brasileira passou para o Exército a guarda do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM), localizado no Aterro do Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro. A solenidade, realizada no último dia 06, foi presidida pelo Comandante Militar do Leste, Gen Ex André Luiz Novaes Miranda, e contou com a presença do Ten Brig José Madureira Junior, Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional, do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, Gen Ex Richard Fernandez Nunes, e de autoridades civis e militares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na ocasião o 1º Batalhão de Guardas, Batalhão do Imperador, assumiu a guarda do Monumento aos Pracinhas, antes realizada pelo Batalhão de Segurança e Defesa do III COMAR. Durante a cerimônia, foram prestadas honras militares aos heróis do Brasil que tombaram durante a Segunda Guerra e realizada a rendição do posto de guarda do Túmulo ao Soldado Desconhecido.

A solenidade foi marcada pela efetiva presença de crianças e adolescentes. Além de alunos do Colégio Militar do Rio de Janeiro e da rede pública municipal de ensino, o 210º Grupo Escoteiro do Ar Maj. Brig. Meira, localizado no bairro de Irajá, representou o Escotismo brasileiro na solenidade.

“O Grupo Escoteiro Maj. Brig. Meira, já nasceu vocacionado a preservar e divulgar a história do Brasil na Segunda Guerra junto as novas gerações. Homenageando um herói do 1º Grupo de Aviação de Caça, nossa unidade escoteira homenageia a todos os brasileiros que deram a vida na Segunda Guerra. Para nós é muito importante mantermos e cultivarmos o civismo e os bons valores entre os jovens através do Escotismo.  As Forças Armadas são grandes parceiras nesta nossa missão.” – declarou o Escotista Gustavo Moreira, responsável pelo efetivo presente no evento.

O grande público que aproveitou o domingo ensolarado para acompanhar a solenidade cívico-militar pode assistir a apresentações dos cães de guerra do 1º BG, do Pelotão de Motociclistas Militares do 1º Batalhão de Polícia do Exército, da disciplina Saltadores da Escola de Equitação do Exército e dos músicos da Escola de Sargentos de Logística. A Brigada de Infantaria Paraquedista, a Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea e o Arquivo Histórico do Exército apresentaram um pouco de suas atividades e de seus meios através de exposições que atraíram grande interesse.  A Troca da Guarda festiva do MNMSGM, espaço idealizado pelo Marechal João Baptista Mascarenhas de Moraes, Comandante da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e que abriga os corpos de 462 heróis brasileiros, ocorre sempre no primeiro domingo dos meses de junho, agosto e outubro com o revezamento entre as Forças Armadas. Para o Exército Brasileiro a ocasião é sempre muito valiosa para aproximar a população da força e, principalmente, manter viva a memória da participação do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial.

“É fundamental mantermos viva a memória de nossos heróis da Segunda Guerra — os Pracinhas da FEB. A presença de Escoteiros na Cerimônia da Troca da Guarda ao Monumento Nacional aos Mortos da II GM faz parte desse esforço, principalmente pela demonstração de civismo desses jovens, que conheceram e exaltaram os exemplos extremos de patriotismo daqueles que defenderam a Democracia e a Liberdade com o sacrifício da própria vida na Itália. Sempre alerta!” – afirmou o Gen Ex André Luiz Novaes Miranda, Comandante Militar do Leste.

blank
Foto: Rafael Sayão
Foto: Rafael Sayão
Foto: Rafael Sayão
Foto: Rafael Sayão
Foto: Rafael Sayão
Foto: Rafael Sayão
Foto: Rafael Sayão
Foto: Rafael Sayão
Foto: Rafael Sayão
Foto: Rafael Sayão