Os resultados dos Testes de Aceitação em Fábrica (FAT) da integração do Sistema de Gerenciamento de Informações Aeronáuticas do Brasil (AIM-BR) com o Banco de Dados Europeu de Serviços de Informações Aeronáuticas (INO EAD – International NOTAM Operations European AIS Database), foram apresentados no dia 30 de junho, na Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), no Rio de Janeiro (RJ). Os Testes, realizados pela CISCEA, ocorreram no período de 30 de maio a 03 de junho, na sede da IDS Air Nav, em Roma, na Itália.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Essa integração é fruto do Programa DECEA-EUROCONTROL e permite que o sistema CRONOS de emissão de NOTAM realize transmissões automáticas entre o Brasil e o continente Europeu. Esse serviço otimiza os processos tradicionais com tecnologias atuais, objetivando atingir o mais alto nível de automação dos processos de informação aeronáutica, conforme as orientações da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

i2271112185004056O NOTAM, conhecido como “Aviso aos Aeronavegantes”, é um serviço prestado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), através do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), e consiste em informar à comunidade aeronáutica mundial sobre qualquer modificação no arcabouço normativo, na infraestrutura aeronáutica (aeroportos e navegação aérea), na organização do espaço aéreo, nos mapas e cartas aeronáuticos ou eventuais situações de perigo à navegação aérea.

Na próxima fase do projeto, está prevista a migração dos testes para o ambiente de produção do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) para a implantação do módulo “Provider” – ou seja, o ICA será também provedor de dados para a EUROCONTROL, quando a modernização AIM-BR estiver produzindo informações aeronáuticas estáticas e dinâmicas. O NOTAM terá um importante papel como grande ator na padronização, na produção e no entendimento das informações aeronáuticas, tanto por sua estrutura robusta quanto pelos seus processos muito bem introduzidos pelas Agências Provedoras de Serviços da Navegação Aérea (ANSP).

i2271112185005012Os testes foram conduzidos pela empresa IDS AirNav, com acompanhamento de membros do ICA, da EUROCONTROL, da empresa IDS Brasil e da CISCEA, em uma comitiva formada pela Adjunto da Divisão Operacional (DO), Major Engenheira Talita da Cunha Mattos, pelo Gerente de empreendimentos Marcos Abreu e pelo analista Tiago Cunha.

Para o Chefe da Divisão Operacional da CISCEA, Tenente-Coronel Aviador Deoclides Fernandes Barbosa Vieira, esse avanço é um dos muitos benefícios advindos da parceria entre o DECEA e a EUROCONTROL. “Aviação e Tecnologia são assuntos em constante evolução, e isso, associado à previsão da OACI do tráfego aéreo global dobrar a cada quinze anos, demonstra a importância da busca de atualizações como essa, advinda da parceria com a renomada organização, responsável por volumes de espaço aéreo entre os mais densos no mundo. Nós na CISCEA nos sentimos orgulhosos em contribuir nessa direção”, declarou o Oficial.

Histórico do Programa DECEA-EUROCONTROL

O DECEA, organização reguladora da navegação aérea no Brasil e o principal ANSP do país, e a EUROCONTROL estabeleceram dois acordos de cooperação – que estão em vigor desde 2015 – com múltiplos projetos conjuntos, incluindo, além do citado nesta matéria, o desenvolvimento, pela EUROCONTROL, de um sistema de planejamento de força de trabalho para o DECEA e o intercâmbio de dados de plano de voo em tempo real, do DECEA para o Centro de Operações de Gerência de Rede do EUROCONTROL (NMOC).

Desde então, o DECEA vem envidando esforços para efetuar a transição de AIS (Serviço de Informação Aeronáutica) para AIM (Gerenciamento de Informação Aeronáutica). Esse conceito consiste na mudança de armazenamento e disponibilização das informações aeronáuticas para sistemas totalmente informatizados e estruturados em banco de dados, de forma a acelerar e otimizar o processo de atualização das informações para o usuário, seja AIP, ROTAER e NOTAM, cartas de procedimentos IFR ou cartas visuais, mantendo-se a confiabilidade e a segurança.

Nessa linha, nas interações com a EUROCONTROL foi apresentada a Base de Dados AIS Europeia (EAD), propriedade da organização em nome dos seus Estados-Membros, sendo considerado o maior Sistema de Informação Aeronáutica (AIS) do mundo – uma solução centralizada de referência com garantia de qualidade, de última geração e totalmente integrada.

A Base de Dados AIS Europeia é uma fonte única para necessidades de dados aeronáuticos. Uma solução mais segura, rápida, precisa e econômica, com maior disponibilidade e acessibilidade das informações.  No Brasil, o AIM-BR está em evolução e implica em um conjunto de práticas de gerenciamento de informações aeronáuticas centradas em dados, visando qualidade, rastreabilidade e oportunidade.

Fotos: Divisão Operacional da CISCEA

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).