Mais um grupo de brasileiros e seus parentes que viviam em Gaza se prepara para retornar ao Brasil, marcando o terceiro voo de repatriação desde o início dos ataques israelenses ao território palestino. Uma aeronave KC-30 (Airbus A330 200) da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, às 8h20, com destino ao Aeroporto Internacional do Cairo, no Egito.

Ajuda Humanitária em Meio a Conflito

Além de repatriar brasileiros, a aeronave da FAB está transportando uma carga humanitária significativa. O carregamento, doado pelo governo brasileiro, inclui seis toneladas de purificadores de água portáteis, equipados com kits voltaicos para garantir a autonomia energética dos dispositivos. Essa ajuda é crucial para a região de Gaza, que enfrenta graves desafios de acesso a água potável.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Detalhes do Voo e Chegada ao Brasil

A previsão é que o voo chegue por volta das 22h30 desta quinta-feira (horário de Brasília) no Cairo e retorne ao Brasil na manhã do próximo sábado (23), com pouso previsto para as 8h na Base Aérea da capital federal. Desde o início da operação “Voltando em Paz”, 1.525 pessoas foram repatriadas, incluindo brasileiros e seus familiares de Israel, Gaza e da Cisjordânia.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).