No último dia 7 de maio, a Marinha do Brasil (MB) iniciou uma importante operação de auxílio às vítimas das severas chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul. Demonstrando prontidão e capacidade logística, a MB enviou, da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, um contingente robusto de Fuzileiros Navais e um hospital de campanha, que partiu rumo a Canoas (RS) em uma aeronave KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Deslocamento de Recursos e Pessoal

imagem 2024 05 08 085407505
A bordo de aeronave da FAB seguiram 40 militares e um hospital de campanha da Marinha – Imagem: Marinha do Brasil

Esta mobilização inclui 40 militares e um hospital de campanha completo, com capacidade para operar até 40 leitos, vital para o atendimento imediato às necessidades médicas emergentes na região afetada. Além disso, está previsto para o dia seguinte, 9 de maio, o embarque de mais equipes e equipamentos a bordo do Navio Aeródromo Multipropósito “Atlântico”. Este navio partirá do Rio de Janeiro levando maquinários e materiais adicionais para apoiar as operações de resgate e assistência humanitária na região sulista.

Atuação do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais

imagem 2024 05 08 085441712
Equipes do Comando do 5º Distrito Naval já atuam no RS desde o dia 3 de maio – Imagem: Marinha do Brasil

O Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais em Apoio à Defesa Civil, ativado especificamente para essa missão, conta com um total de 300 militares, 50 viaturas e 31 embarcações. Essas forças estão encarregadas de desobstruir vias, resgatar pessoas isoladas e garantir o transporte e distribuição de alimentos, água potável e materiais de limpeza. “A principal atividade, ao chegarmos, é salvar pessoas”, enfatizou o Capitão de Mar e Guerra Dirlei Donizete Côdo, comandante do grupamento, destacando o compromisso da Marinha em trabalhar incessantemente para mitigar os efeitos da catástrofe.

Apoio pelo Mar

imagem 2024 05 08 085517523
NPaOc “Amazonas” também leva embarcações para o resgate de pessoas e transporte de material no RS – Imagem: Marinha do Brasil

Paralelamente, o Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas” também partiu da Base Naval do Rio de Janeiro, transportando três embarcações de resgate, 15 mil litros de água, 30 toneladas de alimentos e itens essenciais como roupas, agasalhos e cobertores. O Capitão de Fragata Thomas Borges Fröhlich, comandante do navio, reiterou o compromisso da Marinha com a operação, assegurando que “estamos prontos para oferecer todo o apoio necessário”.

Continuidade das Ações

Esses esforços se juntam às operações já em curso pelo Comando do 5º Distrito Naval, que desde o dia 3 de maio atua na região, integrando a Operação “Taquari II”. Coordenada pelo Comando Conjunto Sul, esta operação reflete o compromisso e a eficiência das Forças Armadas em responder prontamente a emergências nacionais, fortalecendo a segurança e o bem-estar da população brasileira.