Fort Sill, OK (EUA) – No dia 6 de dezembro, o Segundo-Tenente de Artilharia Nicolas de Zorzi, do 10º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva (10º GAC Sl), concluiu o Field Artillery Basic Officer Leaders Course (FA BOLC), curso de formação para oficiais de Artilharia de Campanha do Exército dos Estados Unidos da América (EUA), realizado na United States Army Field Artillery School, no Fort Sill. O Tenente De Zorzi alcançou a média geral de 97,33% ao longo das avaliações propostas.

A turma contava com 121 estudantes (116 dos Estados Unidos e 5 de nações amigas) e o referido militar foi o estrangeiro com maiores notas e se qualificou entre os cinco melhores alunos do curso em todas as disciplinas. O curso tem a duração total de 21 semanas e seu objetivo é treinar os oficiais em técnicas, táticas e procedimentos relativos ao sistema apoio de fogo em combate, habilitando os concludentes a desempenhar as funções de Foward Observer, Fire Support Officer, Fire Direction Officer e Fire Platoon Leader.

As principais atividades realizadas no FA BOLC consistem em observação e condução do tiro de Artilharia; planejamento e coordenação do apoio de fogo, no nível subunidade; cálculo de elementos de tiro de forma manual e com o emprego de equipamentos eletrônicos; e execução de tiro real com variados obuseiros (M777A2, M109A6 e M119A3).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: Aditância do Brasil nos Estados Unidos da América

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).