Telemedicina Transforma Atendimento em Hospital Militar de Santiago – RS

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

O Hospital de Guarnição de Santiago (H Gu Santiago), situado no Rio Grande do Sul, agora conta com uma tecnologia que tem o poder de romper barreiras geográficas e otimizar o atendimento aos pacientes: o Serviço de Telemedicina. Essa inovação possibilita conectar profissionais de saúde e pacientes em localidades distintas, através de videoconferência, dentro de uma sala virtual reservada para a assistência. Além disso, permite o compartilhamento de documentos médicos e o preenchimento de prontuários digitais, atestados, encaminhamentos e receitas.

Utilização do Serviço: Conexão e Praticidade

Para acessar esse avanço tecnológico, os usuários do H Gu Santiago devem agendar uma consulta com um especialista que possui o Sistema Integrado de Gestão Hospitalar (SIGH). No dia do agendamento, o paciente comparece ao consultório equipado com o sistema, para que, juntamente com o médico assistente, realize a consulta.

Benefícios da Telemedicina: Agilidade e Alcance

Com esse sistema, os especialistas conseguem acessar os exames de qualquer lugar do país, usando computadores conectados à internet. Isso significa que o atendimento especializado presente nas organizações militares de saúde de maior porte pode chegar a regiões e guarnições mais afastadas dos grandes centros. A telemedicina permite aos médicos tomar decisões com maior agilidade e precisão, melhorando a qualidade do atendimento e acelerando a troca de conhecimentos.

Ampliação das Especialidades e Redução de Custos

O H Gu Santiago atende nas especialidades de dermatologia e gastroenterologia. Contudo, com a telemedicina, os usuários podem ter consultas em diversas outras especialidades, como proctologia, ortopedia/traumatologia, urologia, clínica médica, oftalmologia, neurocirurgia, ginecologia, endocrinologia, geriatria, cardiologia, pediatria e psiquiatria, entre outras. Além de trazer comodidade para o usuário, o sistema também reduz os custos relacionados aos encaminhamentos de pacientes para organizações civis de saúde e para profissionais de saúde autônomos, além de aumentar a capacidade de atendimento e a produtividade interna das unidades.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas