A recente aprovação de três alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP), vinculado ao Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), no Concurso para as Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM) é um marco significativo. Este sucesso ilustra o impacto positivo de programas educacionais e de desenvolvimento social em jovens em situação de vulnerabilidade.

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Desenvolvimento Integral através do PROFESP

O PROFESP, uma iniciativa coordenada pelo Ministério da Defesa e executada pelas Forças Armadas, desempenha um papel crucial na oferta de atividades esportivas, educacionais e culturais. Este programa visa não apenas aprimorar habilidades físicas e intelectuais, mas também contribuir para a formação social e moral dos participantes.

Alunos Destacados: Uma Jornada de Dedicação e Conquista

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Os alunos Lucas Oliveira dos Santos, Nilton Felipe do Nascimento e Edson Batista da Silva, aprovados para as EAMs de Ceará e Pernambuco, são exemplos vivos da eficácia do PROFESP. Eles receberam preparação intensiva para o concurso público nas instalações do CEFAN, evidenciando a qualidade do ensino e a dedicação dos instrutores do programa.

O Papel do CEFAN na Preparação dos Alunos

O CEFAN oferece um ambiente propício para o aprendizado e desenvolvimento dos alunos do PROFESP. As instalações e recursos disponíveis no centro são fundamentais para a preparação adequada dos candidatos a concursos públicos, especialmente em um contexto tão competitivo.

Impacto Social e Educativo do PROFESP

O sucesso destes alunos reafirma o valor do PROFESP como uma ferramenta de transformação social e educacional. O programa não apenas abre portas para oportunidades profissionais, mas também promove a inclusão social e o desenvolvimento pessoal de crianças e adolescentes em vulnerabilidade.

Um Futuro Promissor para os Jovens do PROFESP

A aprovação dos alunos do PROFESP-CEFAN em um concurso público é um testemunho do potencial latente em cada jovem. Iniciativas como o PROFESP desempenham um papel fundamental em desbloquear esse potencial, oferecendo caminhos para um futuro mais promissor.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).