Foto: Instagram da Marinha de Portugal

A cerimônia de promoção dos Oficiais do Corpo de Saúde da Marinha do Brasil, realizada no Hospital Naval Marcílio Dias, foi palco de um encontro emocionante entre a Subtenente Layane Gonçalves da Marinha Portuguesa e sua tia, Capitão de Corveta Amanda Cyrino, da Marinha do Brasil. Layane, que emprestou equipamento esportivo como amuleto da sorte à sua tia 12 anos atrás, agora celebra o sucesso e a trajetória de ambas no campo da defesa naval.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Uma Jornada de Dedicação e Sucesso

Layane Gonçalves, formada em Engenharia do Ambiente e mestre em Biologia e Gestão da Qualidade da Água pela Universidade do Porto, entrou na Marinha Portuguesa em 2021. Atualmente, ela serve no Aquário Vasco da Gama, um dos mais emblemáticos estabelecimentos marítimos de Portugal.

Ligação Familiar e Profissional

Snapinsta.app 418845844 370080789001900 3155873203174558326 n 1080
Foto: Instagram da Marinha de Portugal

A presença de Layane na cerimônia, além de ser um momento de orgulho familiar, também simboliza a união e a força das mulheres nas forças navais. A história de Layane e Amanda é um exemplo inspirador de como a paixão pela marinha e o apoio mútuo podem transcender fronteiras e gerar histórias de sucesso.

Gratidão e Reconhecimento

Em suas palavras, Layane expressou profunda gratidão tanto à Marinha do Brasil quanto à Marinha Portuguesa. Sua participação na cerimônia é um testemunho do respeito e da colaboração entre as duas nações, e da importância do apoio familiar em suas respectivas carreiras.

Exemplo de Inspiração e União

A história de Layane Gonçalves é um exemplo brilhante de dedicação, superação e sucesso no campo naval. Sua presença na cerimônia de promoção no Rio de Janeiro não apenas celebra os feitos de sua família, mas também reforça a importância da cooperação internacional e do papel das mulheres nas forças armadas.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).