Rio de Janeiro (RJ) – No dia 27 de maio de 2022, foi comemorado o Dia da Infantaria no Rio de Janeiro. No Campo de Parada e Estádio Brigadeiro Sampaio, na Vila Militar, foi realizada solenidade militar alusiva à data, com representantes das tropas de Infantaria presentes na cidade.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Presidiu a solenidade o General de Exército André Luis Novaes Miranda, Comandante Militar do Leste, acompanhado do General de Exército Veterano Raymundo Nonato de Cerqueira, antigo Ministro do Superior Tribunal Militar, do General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcellos, Comandante da 1ª Divisão de Exército e da Guarnição da Vila Militar, do General de Divisão Helder Freitas Braga, Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Leste, entre demais autoridades. O 1º Tenente João Amaro dos Santos, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira, foi saudado pelos Oficiais-Generais e a tropa presentes.

Em suas palavras, o Comandante Militar do Leste destacou o papel primordial da Infantaria no amplo espectro dos conflitos armados, relembrou a história de glória de seus antepassados e o desenvolvimento tecnológico e operacional que têm modernizado o combatente contemporâneo.

Durante a formatura, foram premiadas as equipes vencedoras das competições desportivas, realizadas em comemoração ao Dia da Infantaria, grande homenageada. Representando o patrono da Arma, o Brigadeiro Antônio de Sampaio, compuseram a deferência frações do Grupamento de Unidades Escola/ 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, do 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado (Escola), do 2º Batalhão de Infantaria Motorizado (Escola), do 57º Batalhão de Infantaria Motorizado (Escola), da Brigada de Infantaria Pára-quedista, de capitães alunos Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, de Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, de alunos do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva e do Curso de Formação e Graduação da Escola de Sargentos das Armas, bem como do 1º Batalhão de Polícia do Exército, do 1º Batalhão de Guardas, do 11º Batalhão de Polícia do Exército e do 9º Pelotão de Polícia do Exército.

Ao final da solenidade, foi realizada, uma demonstração de salto livre, conduzida pela Companhia de Precursores, da Brigada de Infantaria Pára-quedista e uma apresentação de cães farejadores no enfrentamento de ilícitos nas operações militares.

Fonte: Comando do Comando Militar do Leste

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).