O Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) realizou, nos dias 4 e 5 de abril, o Seminário Acadêmico Pró-Pesquisa 2023, em Brasília. Entre as pesquisas apresentadas, destacou-se um projeto multi-institucional para o desenvolvimento de um dessalinizador de água de baixo custo, utilizando micro-ondas comerciais como fonte de radiação.
Desenvolvido em cooperação técnica entre o Centro de Instrução e Operações na Caatinga, o Colégio Militar do Recife e a empresa Innovatus Brasil, o equipamento tem capacidade para produzir 80 litros de água potável por dia. A cerâmica específica utilizada é aquecida por micro-ondas, e acaba destilando a água de forma eficiente, com baixo custo operacional e de manutenção.
A intenção é que o dessalinizador seja testado em apoio a tropas em ambiente semiárido, incluindo ações no âmbito da Operação Carro-Pipa. Esse programa emergencial distribui água potável às populações atingidas por estiagem e seca no Nordeste e região norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O equipamento é capaz de suprir o consumo de um pelotão, a menor unidade tática empregada no combate tradicional, composta por até 50 militares.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Incentivo à investigação científica
O evento teve como objetivo divulgar pesquisas relevantes desenvolvidas no âmbito do DECEx, além de despertar o interesse para as investigações científicas realizadas no Sistema de Educação e Cultura do Exército. As mesas de debates promoveram o intercâmbio entre as Instituições de Educação Superior, de Extensão e de Pesquisa (IESEP) do Exército e as instituições civis de educação superior do Distrito Federal.
O desenvolvimento do dessalinizador é um exemplo do investimento em pesquisa e tecnologia no âmbito militar, com a intenção de garantir melhores condições de vida e segurança aos combatentes em operações em diferentes ambientes. O evento do DECEx demonstra o comprometimento da instituição com o avanço científico e tecnológico, em parceria com outras instituições, em prol de um país mais desenvolvido e seguro.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias, faça denúncias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395