No início de julho, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), através da Divisão de Confiabilidade Metrológica Aeroespacial (CMA), abriu suas portas para a 15ª edição do Seminário de Metrologia Aeroespacial (SEMETRA). Este evento, voltado para especialistas civis e militares em confiabilidade metrológica, atraiu uma audiência de mais de 150 participantes e contou com a contribuição de palestrantes de algumas das mais renomadas instituições de ensino e pesquisa do país.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Enquanto as palestras se desenrolavam, empresas do setor instalaram estandes e organizaram apresentações detalhadas sobre o atual estágio da metrologia no Brasil, proporcionando um ambiente propício para que as organizações governamentais e privadas tivessem contato direto com o estado da arte da ciência da medição.

Troca de informações e conhecimento no SEMETRA 2023

DSCN2599 scaled

“A finalidade prioritária do SEMETRA foi a troca de informações e técnicas entre os diversos elos que compõem o Sistema de Metrologia Aeroespacial (SISMETRA), bem como a disseminação de conhecimentos metrológicos atualizados e relevantes”, explicou o chefe da CMA, Tenente-Coronel Especialista em Armamento Sérgio Baptista de Oliveira. “O seminário foi ainda muito importante para os laboratórios se atualizarem sobre a área de metrologia, para as empresas divulgarem novas tecnologias e equipamentos e para a atualização de informações no setor acadêmico”, acrescentou.

Instituições de renome marcam presença

A cerimônia de abertura foi realizada pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, que destacou a importância da metrologia na obtenção de resultados mais palpáveis e confiáveis.

Os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar apresentações de diversas instituições de prestígio, incluindo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), a Rede Metrológica do Estado de São Paulo (REMESP), o Hospital Santa Casa de São Paulo, o Parque Tecnológico de São José dos Campos, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Instituto de Estudos Avançados (IEAv), o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) e a Agência Espacial Brasileira (AEB), além do próprio DCTA e do IFI.

O SEMETRA 2023 não foi apenas um evento de troca de informações e atualização para os profissionais da área. Ele representou um sinal claro do compromisso contínuo do Brasil com o avanço da metrologia aeroespacial, essencial para a confiabilidade e precisão em uma indústria de extrema importância estratégica.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).