Prezados integrantes da Turma Bicentenário da Independência do Brasil!

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Exército Brasileiro orgulha-se de entregar, no dia de hoje, uma nova turma de sargentos e congratula-se com cada um dos formandos! As solenidades em todas as escolas de formação marcam o encerramento de um ciclo de expressivo aprendizado profissional, de intensa prática das virtudes militares e de fortalecimento das convicções cívico- patrióticas. O momento presente descortina uma carreira vibrante e repleta de oportunidades e realizações.

Os primeiros passos foram vacilantes e inseguros. Contudo, seus irmãos de farda os acolheram na família verde-oliva, as incertezas transformaram-se em crescimento profissional e os desafios foram superados com coragem, tenacidade e confiança. Nos diversos estabelecimentos de ensino, vocês se viram imersos em um ambiente de intensa capacitação técnica e acadêmica. Cumpriram rigoroso programa curricular, focado no desenvolvimento dos futuros líderes das pequenas frações, que os capacitou para guiar e motivar seus comandados. Agora, aptos a integrar as organizações militares da nossa Força, entenderão, orgulhosos da escolha que fizeram, que a carreira militar é missão de grandeza! Vocês serão os vetores do fiel cumprimento às ordens e às decisões dos escalões superiores, assim como o elo essencial para as contínuas vitórias e a coesão da Força Terrestre.

Esta nova fase, longe do olhar atento dos instrutores e monitores, exige a aplicação de todas as instruções recebidas daqueles que, diuturnamente, ensinaram as virtudes e os valores necessários à vida na caserna. Como legado, deverão aprimorá-los e transmiti-los aos seus subordinados e instruendos.

O Exército de Caxias, respaldado pela imensa confiança do povo brasileiro, estimula-os a levar adiante o legado do Sargento Max Wolff Filho, herói da Força Expedicionária Brasileira, que tombou em combate nos campos da Itália em defesa da democracia. Dignifiquem a memória desse destemido líder militar, cuja réplica do sabre vocês tiveram a honra de ostentar durante a formação, a fim de vivificar atributos como a coragem, o compromisso, o patriotismo e o espírito de sacrifício.

Alerto, entretanto, que a carreira militar exige de todos o autoaperfeiçoamento constante e a manutenção da higidez física e mental. Não se acomodem! Servir à Pátria requer dedicação, proatividade e aprendizado diuturnos. Tenham como base a verdade, a lealdade, a ética e a probidade, atributos essenciais ao desempenho de suas futuras funções. Respeitem os superiores hierárquicos e tratem seus subordinados com afeição e urbanidade, pois, a partir de agora, vocês servirão de exemplo para eles em todas as ocasiões.

Sargentos de Caxias, agradeçam a Deus por esse sucesso e também àqueles que os estimularam e contribuíram para essa conquista: familiares, instrutores, companheiros de curso e amigos, hoje exultantes com a expressiva e merecida vitória alcançada!

“Que a honra, presente muito especial que o homem dá a si mesmo, os acompanhe em suas novas caminhadas!”

Brasil, acima de tudo!

Brasília – DF, 25 de novembro de 2022.

General de Exército MARCO ANTÔNIO FREIRE GOMES
Comandante do Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).