Jovens aspirantes da Turma Bicentenário da Independência do Brasil!

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Há duzentos anos, o Príncipe do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, acompanhado de sua Guarda de Honra Real, rompeu os laços com a antiga metrópole e proclamou a Independência do Brasil.

O Imperador D. Pedro I, com apenas 24 anos, liderou o Exército não só para enfrentar o grande desafio da libertação mas também para consolidar a autonomia e a unidade nacionais.

Nesses duzentos anos, a Força Terrestre fez-se decisiva diante das ameaças internas e externas, na ocupação territorial e na fixação e manutenção das fronteiras. Nessas oportunidades, revelaram-se a sabedoria e a liderança de ícones da nossa história, como o invicto Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro.

Aspirantes, vocês tiveram o privilégio de vivenciar a icônica celebração cívica que marcou o bicentenário de nossa liberdade. Nesse contexto, é com imensa vibração e entusiasmo que, neste ano, celebramos a formação de 400 homens e mulheres aspirantes a oficial na Academia Militar das Agulhas Negras, dos quais 390 são brasileiros e 10 são jovens de nações amigas.

No período de 5 anos de sua formação na caserna, vocês experimentaram o valor da amizade para superar as dificuldades naturais da exigente rotina acadêmica. Alicerçados nos valores, na ética e nas tradições do Exército, foram forjados e desenvolveram as capacidades e o espírito de corpo que levarão para o resto de suas vidas. Vocês vivenciaram tudo aquilo que seus subordinados enfrentam, todos os dias, em nossos quartéis. Forjados à luz do lema “Ides comandar, aprendei a obedecer”, chegou a hora de comandar e liderar, pelo exemplo, os subordinados de suas frações.

Seus méritos e suas qualidades individuais, ressaltados nas intensas exigências intelectuais e físicas, os conduziram ao pleno êxito ante os desafios impostos pelo Curso de Formação de Oficiais da Linha de Ensino Militar Bélico. Os preciosos ensinamentos advindos do cumprimento de árduas missões em equipe e o culto à sã camaradagem forjaram o caráter militar de cada um de vocês.

Em breve, vocês chegarão às suas primeiras organizações militares espalhadas por todos os rincões do nosso amado Brasil, trilhando os primeiros passos não só de uma carreira mas também de uma verdadeira “profissão de fé”, sempre inspirada em valores e tradições inalienáveis e tendo como esteios inabaláveis a hierarquia e a disciplina. Vocês terão a importante missão de contribuir, com competência, empenho e dedicação, para o cumprimento das atribuições constitucionais do Exército, ratificando o profissionalismo e o exemplo de liderança daqueles que, por mais de duzentos anos, labutam para manter a incolumidade de nossa pátria, herdada de nossos antecessores.

Novos aspirantes a oficial, a Pátria deposita incomensurável esperança nos senhores. Orgulhem-se de ostentar a espada de oficial, símbolo da autoridade, da liderança, do compromisso e das virtudes que devem cultuar e inspirar em seus comandados.

Sejam a verdadeira alma da Força Terrestre, como o “Braço Forte” em prol da nação brasileira e a “Mão Amiga” estendida à nossa gente em todos os momentos.

Ao receberem a espada e bradarem o compromisso de oficial, vocês selarão seus futuros junto à Força na mais nobre missão: a de defender a Pátria!

Transmito, ainda, em nome de todos os integrantes do Exército de Caxias, uma especial saudação aos familiares, professores, instrutores, monitores e servidores civis, que não mediram esforços em apoiá-los diuturnamente na árdua e desafiadora caminhada que ora concluem.

Aspirantes da Turma Bicentenário da Independência do Brasil, mantenham a fé na missão, espelhando-se no invicto Caxias, e prossigam firmes e coesos na senda do dever para que o Exército Brasileiro se mantenha em permanente estado de prontidão na garantia de nossa soberania.

Por fim, desejo que o Senhor dos Exércitos os abençoe e ilumine suas carreiras, e que vocês possam dignificar suas vidas com a dedicação exigida dos bravos que tudo dão pela Pátria, “sem nada exigir em troca, nem mesmo compreensão”.

“Que a honra, esse presente muito especial que o homem dá a si mesmo, os acompanhe em suas novas caminhadas!”

BRASIL ACIMA DE TUDO!

Brasília – DF, 26 de novembro de 2022.

General de Exército MARCO ANTÔNIO FREIRE GOMES
Comandante do Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).