Estagiário da Unifei durante palestra de conclusão de curso

O Grupo Aéreo Naval de Manutenção (GAerNavMan) recebeu seis alunos do último ano do curso de Engenharia Mecânica Aeronáutica da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) para estágio supervisionado a bordo que foi concluído no dia 22 de fevereiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante o estágio, iniciado no dia 17 de janeiro de 2021, os alunos acompanharam as atividades de manutenção desenvolvidas pelos diversos Projetos e esquadrões, oficinas e Divisão de Laboratórios do GAerNavMan.

Como parte das atividades, foi desenvolvido pelos estagiários o projeto da barra de reboque que será empregada para o taxiamento da aeronave AH-15A. O projeto possibilitou melhorias para o GAerNavMan, como o custo de 75% menor que o item apresentado pelo fabricante, peso reduzido, mecanismo retrátil que possibilitará seu embarque nas aeronaves e acoplamento intercambiável em todos os tratores de reboque da Marinha do Brasil (MB). Destaca-se que uma das premissas foi a capacidade de ser fabricada pelo GAerNavMan.

blank
Projeto da Barra de Reboque das aeronaves AH-15B

O evento é resultado da cooperação firmada entre a MB e a Unifei, na qual Oficiais oriundos da Escola Naval realizam o curso de graduação em Engenharia Mecânica Aeronáutica, sob a contrapartida da MB fornecer o estágio supervisionado para alunos selecionados por aquela Instituição.

Os estagiários realizaram uma palestra de conclusão do Estágio para o Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante José Vicente de Alvarenga Filho, e contou com a presença do Comandante do Grupo Aéreo Naval de Manutenção, dos oficiais do corpo de engenheiros, dos Chefes de Departamento e das praças da Oficina de Metalurgia do GAerNavMan.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).