A Saab, empresa sueca de defesa e segurança, anunciou uma venda significativa do seu Veículo Semiautônomo Operado Remotamente, conhecido como Double Eagle, para a Força Naval do Kuwait. Este pedido, intermediado pela Marinha dos Estados Unidos sob o programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS), marca um avanço importante na tecnologia de defesa subaquática e na presença da Saab no mercado internacional.

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Double Eagle: Versatilidade e Eficiência em Contramedidas de Minagem

O Double Eagle é um sistema operado remotamente (ROV) que é utilizado globalmente por várias marinhas para apoiar missões de contramedidas de minagem (MCM). Na configuração SAROV (Veículo Semiautônomo Operado Remotamente), ele pode ser utilizado tanto como Veículo Subaquático Autônomo (AUV) para detecção, classificação e identificação, quanto como ROV para a eliminação de minas.

Produção e Colaboração Internacional

Desenvolvido e produzido pela Saab em Linköping, Suécia, a venda representa um marco na expansão da produção desta tecnologia sueca para os Estados Unidos. A Divisão de Sistemas Autônomos e Submarinos da Saab, Inc. será responsável pela produção de partes deste sistema, em colaboração com outras unidades de produção na Suécia, Reino Unido e Dinamarca.

Expansão e Crescimento no Mercado dos EUA

Erik Smith, presidente e CEO da Saab nos EUA, expressou entusiasmo com a introdução da produção deste veículo subaquático nos Estados Unidos, destacando a criação de um time altamente experiente de especialistas e a expansão de novas capacidades de produção significativas para a Saab no país.

Parceria Estratégica com o Oriente Médio

Killian Swift, Vice-Presidente Executivo e Head da região Oriente Médio e África da Saab, enfatizou a crescente jornada da Saab no Oriente Médio, notadamente com a ampliação das parcerias no Kuwait. A Saab se compromete a fornecer soluções robustas e altamente capazes, atendendo e excedendo as exigências dos seus clientes.

Flexibilidade e Prontidão de Resposta

Os veículos Double Eagle são altamente manobráveis e podem ser lançados de diferentes tipos de navios, da costa ou de embarcações de oportunidade. Eles podem ser acomodados em um contêiner padrão, oferecendo uma solução flexível e rapidamente implantável para responder a ameaças de minas.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).