Durante a Reunião de Gestores de Interação de Ensino (RGIE) 2021, na Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro, foram debatidos temas de interesse dos respectivos sistemas de ensino das Forças Armadas, da ESG e da recém-criada Escola Superior de Defesa (ESD). O encontro ocorreu em 18 de novembro e foi presidido pelo Diretor do Departamento de Ensino do Ministério da Defesa (MD), General de Divisão Édson Skora Rosty. Os debates contaram com o envolvimento de 15 oficiais-generais, além de 37 representantes de várias organizações militares voltadas para o ensino militar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

RGIE.2021.jpg

As deliberações da RGIE 2021 devem direcionar, em 2022, as atividades na área de ensino das Forças Armadas, da ESG e da ESD. Os temas incluem o Calendário de Atividades Escolares Conjuntas, o Plano Conjunto de Interação de Ensino, encontros pedagógicos, programas de pós-graduação e de fomento, entre outros.

Com informações do DEPENS
Fotos: divulgação DEPENS

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).