Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
No dia 9 de fevereiro de 2022, o 4° Grupo de Artilharia de Campanha Leve de Montanha (4º GAC L Mth), “Grupo Marquês de Barbacena”, realizou a solenidade alusiva aos 92 anos de sua criação.
A solenidade militar foi presidida pelo Comandante da 4ª Região Militar, General de Divisão Jorge Antônio Smicelato, acompanhado do Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (4ª Bda Inf L Mth), General de Brigada João Felipe Dias Alves e do Comandante do 4º GAC L Mth, Tenente-Coronel Rodrigo Coutinho Ferreira. Prestigiaram a atividade os comandantes das organizações militares da Brigada de Montanha, da guarnição de Juiz de Fora e dos órgãos de Segurança Pública de Minas Gerais, além dos amigos e antigos integrantes da Unidade.
Durante a solenidade, o Marquês de Barbacena foi homenageado e personalidades foram agraciadas com o título de Amigo do Grupo, por meio da entrega do Medalhão Marquês de Barbacena. Encerrando a formatura, os antigos integrantes do 4º GAC L Mth, da ativa e veteranos, desfilaram em homenagem ao aniversário de 92 anos do Grupo de Montanha.
O 4° Grupo de Artilharia de Campanha Leve de Montanha, primeira Unidade de Montanha do Exército Brasileiro, é originário da 1ª Bateria do 4º Grupo de Artilharia de Montanha, criada em 14 de fevereiro de 1930. Em 1998, o Grupo recebeu a denominação histórica de “Grupo Marquês de Barbacena”, em homenagem ao ilustre cidadão mineiro Felisberto Caldeira Brant Pontes de Oliveira Horta, primeiro comandante de forças nacionais, em campanha externa, após a Independência do Brasil.
No escopo do processo de transformação da 4ª Bda Inf L Mth, em 6 de junho de 2019, a Unidade recebeu a denominação de 4º GAC L Mth, ratificando a vocação do Grupo para operar em ambiente de montanha.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395