No dia 9 de fevereiro de 2022, o 4° Grupo de Artilharia de Campanha Leve de Montanha (4º GAC L Mth), “Grupo Marquês de Barbacena”, realizou a solenidade alusiva aos 92 anos de sua criação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A solenidade militar foi presidida pelo Comandante da 4ª Região Militar, General de Divisão Jorge Antônio Smicelato, acompanhado do Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (4ª Bda Inf L Mth), General de Brigada João Felipe Dias Alves e do Comandante do 4º GAC L Mth, Tenente-Coronel Rodrigo Coutinho Ferreira. Prestigiaram a atividade os comandantes das organizações militares da Brigada de Montanha, da guarnição de Juiz de Fora e dos órgãos de Segurança Pública de Minas Gerais, além dos amigos e antigos integrantes da Unidade.

Durante a solenidade, o Marquês de Barbacena foi homenageado e personalidades foram agraciadas com o título de Amigo do Grupo, por meio da entrega do Medalhão Marquês de Barbacena. Encerrando a formatura, os antigos integrantes do 4º GAC L Mth, da ativa e veteranos, desfilaram em homenagem ao aniversário de 92 anos do Grupo de Montanha.

O 4° Grupo de Artilharia de Campanha Leve de Montanha, primeira Unidade de Montanha do Exército Brasileiro, é originário da 1ª Bateria do 4º Grupo de Artilharia de Montanha, criada em 14 de fevereiro de 1930. Em 1998, o Grupo recebeu a denominação histórica de “Grupo Marquês de Barbacena”, em homenagem ao ilustre cidadão mineiro Felisberto Caldeira Brant Pontes de Oliveira Horta, primeiro comandante de forças nacionais, em campanha externa, após a Independência do Brasil.

No escopo do processo de transformação da 4ª Bda Inf L Mth, em 6 de junho de 2019, a Unidade recebeu a denominação de 4º GAC L Mth, ratificando a vocação do Grupo para operar em ambiente de montanha.

Fonte: 4º GAC L Mth

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).