O Brasil enfrenta um desafio ambiental de grandes proporções, com mais de três milhões de toneladas de lixo plástico sendo lançadas anualmente nos oceanos, segundo dados vinculados ao Pacto Global da ONU. Esta situação alarmante não apenas prejudica a biodiversidade marinha mas também afeta negativamente o turismo náutico e a segurança da navegação, evidenciando a necessidade premente de ações de conscientização e políticas públicas efetivas para mitigar a poluição hídrica.

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Marinha na linha de frente da conscientização

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No último fim de semana, a Marinha do Brasil (MB) tomou a frente na luta contra este problema com o lançamento da “Campanha de Combate ao Lixo no Mar”, uma iniciativa abrangente que visa educar a população sobre a importância de um descarte responsável de resíduos. Realizada por meio das Capitanias dos Portos, Delegacias e Agências em todos os nove Distritos Navais do país, a campanha teve como foco não somente o lixo plástico, mas também metais, madeiras, vidros, e resíduos químicos e orgânicos, abrangendo a navegação comercial, de esporte, e de recreio.

Ações concretas e resultados tangíveis

A operação, especialmente no Rio de Janeiro, mobilizou 40 militares em marinas e clubes náuticos, realizando 119 abordagens educativas, verificando a presença de lixeiras e distribuindo sacos para o recolhimento adequado dos resíduos. Tais esforços refletem o compromisso da MB com a preservação ambiental, destacando a importância da participação cidadã para a mudança de comportamentos prejudiciais ao meio ambiente.

Tecnologia a favor da segurança e do meio ambiente

A campanha se insere no contexto mais amplo da “Operação Verão 2024”, e é complementada por iniciativas como o aplicativo NAVSEG, que oferece aos navegantes uma ferramenta prática para aumentar a segurança na navegação. Através do compartilhamento da localização em tempo real com a MB, o aplicativo facilita a rápida resposta em casos de necessidade, reforçando o elo entre a segurança da navegação e a proteção ambiental.


Marcelo Barros, com informações da Agência Marinha
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).