A República Tcheca concluiu com sucesso negociações com o governo da Suécia, a Administração de Material de Defesa da Suécia (FMV) e a BAE Systems Hägglunds para comprar 246 veículos de combate de infantaria CV90 MkIV em sete variantes diferentes. O contrato está avaliado em 22 bilhões de coroas suecas, equivalente a US$ 2,2 bilhões. O acordo oferece veículos altamente capazes para os soldados tchecos, ao mesmo tempo em que proporciona à indústria tcheca um papel significativo no programa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

“Como o nono membro do Grupo de Usuários do CV90, a República Tcheca e seu exército se beneficiarão deste veículo comprovado em combate, que possui uma combinação líder de mobilidade, poder de fogo, proteção e potencial de crescimento futuro”, disse Tommy Gustafsson-Rask, Diretor-Geral da BAE Systems Hägglunds, em Örnsköldsvik, Suécia. “Este contrato também representa uma vitória significativa para a indústria tcheca, que repercutirá por décadas”.

Os CV90s serão desenvolvidos e entregues por meio de uma parceria com a indústria tcheca, para atender aos requisitos do Ministério da Defesa do país e à intenção de manter a soberania nacional. Os parceiros industriais tchecos entregarão 40% do valor da aquisição em contratos de desenvolvimento, produção e montagem, excluindo o imposto sobre valor agregado (IVA).

O programa também oferece futuras oportunidades industriais que representam um valor monetário significativo muito além dos contratos firmados com os parceiros tchecos. O contrato fortalecerá o setor de defesa local, concedendo acesso à cadeia de suprimentos global da BAE Systems, expandindo oportunidades de cooperação e aprimorando a competitividade local.

O CV90 MKIV, a mais recente geração do veículo de combate de infantaria líder, é um veículo ideal e provado em combate. O CV90 foi implantado em todo o mundo em operações de coalizão sob mandatos da OTAN e das Nações Unidas. O veículo oferece capacidades táticas e estratégicas superiores para atingir uma ampla gama de alvos terrestres e aéreos, além de excepcional resistência em qualquer terreno e ambiente tático.

A BAE Systems Hägglunds já produziu mais de 1.400 CV90s em 17 variantes para países europeus, sendo cinco deles membros da OTAN. A Eslováquia recentemente selecionou o CV90 para suas forças armadas, juntando-se à República Tcheca como o oitavo e nono países membros do Grupo de Usuários do CV90, respectivamente.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).